Como dimensionar a corrente do DPS?
Índice
- Como dimensionar a corrente do DPS?
- Como calcular o disjuntor DPS?
- Qual a corrente do DPS?
- Qual o DPS adequado para uma residência?
- Como dimensionar uma corrente?
- Qual disjuntor usar para DPS?
- O que é um disjuntor IDR?
- Qual a amperagem dos DPS?
- Quais são os tipos de DPS?
- Onde deve ser instalado um DPS?
- Qual a diferença entre a corrente nominal e a máxima do DPS?
- Qual o comprimento do DPS em uma instalação?
- Qual a tensão nominal de um DPS?
- Como funciona o DPS?
Como dimensionar a corrente do DPS?
Se a opção for um DPS classe I centelhador sua corrente será de 25 kA. Se a opção for um DPS classe I varistor sua corrente será IN = 25 kA (10/350µs) ou IMÁX = 25 kA (10/350µs). No primeiro caso IN = 25 kA (10/350 µs) e IMÁX = 50 kA (10/350 µs). No segundo caso IN = 12,5 kA (10/350 µs) e IMÁX = 25 kA (10/350 µs).
Como calcular o disjuntor DPS?
Para especificar um DPS deve-se inciar pela classe do DPS, I,II ou III. Isso depende do tipo de edifício que estamos trabalhando e se há ou não SPDA instalado. Após isso, se escolhe a tensão do DPS, não confundir com a tensao da rede. É necessário informar se a corrente do DPS é nominal ou máxima.
Qual a corrente do DPS?
Como orientação, podemos sugerir que em quadros de distribuição de casas, fábricas ou edificações maiores poderemos utilizar um DPS com corrente nominal de descarga de 20 KA (8/20µS) e corrente máxima de 40KA (8/20µS) e em apartamentos ou salas comerciais, correntes nominais de descarga de 10KA (8/20µS) e corrente ...
Qual o DPS adequado para uma residência?
Considerar sempre a tensão entre Fase e Neutro. Um DPS de 127V~ ligado em 220V~ irá queimar. Já um DPS de 220V~ poderá também ser utilizado em redes de 127V~, porém para maior eficiência, recomenda-se manter iguais as tensões da rede e do DPS.
Como dimensionar uma corrente?
Para as tomadas de 100 Watts temos o seguinte cálculo: Corrente de projeto é igual a 100 Watts de potência DIVIDIDO por 1, pois o sistema informado é Fase e neutro, VEZES 127v que é a tensão de fase, VEZES 0,9 que é o fator de potência informado, VEZES 1 que é o rendimento informado.
Qual disjuntor usar para DPS?
O DPS pode ser instalado antes do disjuntor geral como mostra a imagem 14 da NBR 5410, no item a), neste caso é usado um disjuntor de desconexão, ou que o próprio DPS consiga se desconectar impedindo um curto permanente, veja na imagem abaixo.
O que é um disjuntor IDR?
IDR é o dispositivo que acusa a fuga de corrente e desarma o circuito, seja por uma instalação mal feita, desgastes do cabo ou até mesmo uma pessoa levando um choque. O uso do IDR não dispensa o uso do disjuntor, já que ele não faz a função dos disjuntores.
Qual a amperagem dos DPS?
Dispositivo Protetor de Surto (DPS) - 20kA - 1,5 a 25mm² Proteção contra descargas atmosféricas! Com DPS FAME você está sempre protegido em qualquer condição climática.
Quais são os tipos de DPS?
Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.
Onde deve ser instalado um DPS?
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.
Qual a diferença entre a corrente nominal e a máxima do DPS?
Os valores de corrente nominal e máxima não são indepen- dentes entre si, e o projetista deve ter o cuidado de não especificar DPS com características incoerentes ou que não sejam encontrados no mercado. Um DPS a base de varistores pode conduzir entre 10 e 20 vezes a corrente nominal e uma ou duas vezes a corrente máxima.
Qual o comprimento do DPS em uma instalação?
Os DPS em uma mesma instalação devem estar afastados por um comprimento de cabo, determinada pelo fabricante, para permitir uma coordenação entre eles de tal forma que cada tipo de DPS atue após a atuação do DPS anterior, evitando-se assim um desgaste prematuro do DPS de menor tempo de resposta.
Qual a tensão nominal de um DPS?
Os DPS são classificados em tipos I, II ou III, dependendo de qual a sua localização entre as zonas de proteção contra raios (ZPR), conforme foi mostrado em outro boletim. A tensão nominal de um DPS é a voltagem para o qual ele foi projetado e que existirá entre os terminais do dispositivo quando não existir uma sobretensão transitória na rede.
Como funciona o DPS?
O dispositivo funciona por meio da variação da impedância entre dois pontos, ou seja, a impedância fase-neutro ou fase-terra. Em situações normais o DPS se comporta como um circuito aberto, sendo praticamente invisível na instalação.