Como calcular antecipação de ICMS MG?

Índice

Como calcular antecipação de ICMS MG?

Como calcular antecipação de ICMS MG?

Cálculo

  1. Para entendermos o cálculo da Antecipação Parcial, vamos observar o exemplo:
  2. Valor da Operação: 1.500,00.
  3. Alíquota Interestadual: 12%
  4. Alíquota Interna: 18%
  5. Sobre esse o valor da operação é destacado o ICMS: 1500,00 * 12% = 180,00.

Quando ocorre a antecipação do ICMS?

O Estado destinatário da mercadoria, em operações interestaduais, pode prever em sua legislação a antecipação do recolhimento do ICMS quando a mercadoria entrar em seu território, antes de ela chegar no estabelecimento.

O que é ICMS antecipado de entrada?

O regime tributário conhecido como antecipação com encerramento de tributação do ICMS é uma modalidade de cobrança utilizada para cobrar antecipadamente o imposto devido até a etapa final de comercialização, inclusive o diferencial de alíquota, nas operações de aquisições de outras Unidades da Federação, de mercadorias ...

Qual o ICMS de MG?

ICMS em Minas Gerais – 18%

O que é ICMS antecipado Simples Nacional?

Entenda antecipação tributária do ICMS e o Simples Nacional Estes termos se resumem a uma única situação: o contribuinte antecipa parte do pagamento do ICMS antes da operação interna, normalmente, no momento do ingresso da mercadoria adquirida de outros Estados da Federação.

O que é ICMS Substituição Tributária ou ICMS antecipado?

Não há como confundir ambas as situações. Isso porque, a antecipação tributária atribui a tarefa de recolhimento do ICMS da própria operação que fará o envio de determinada mercadoria. Enquanto, a substituição tributária, corresponde ao recolhimento do imposto pelo vendedor, através de uma extensa cadeia produtiva.

O que é antecipação parcial do ICMS?

"Corresponde à diferença entre a alíquota interna e a interestadual, nas entradas de mercadorias, não enquadradas no regime de substituição tributária, adquiridas fora do Estado para comercialização." Ela também incide sobre as transferências de mercadorias interestaduais da mesma empresa.

Como calcular a antecipação de ICMS?

O que significa que este passo a passo de como calcular antecipação de ICMS é uma base, mas as regras exatas, assim como as alíquotas, dependerão do que é determinado pela legislação de seu estado e daquele com o qual você está fazendo negócio. As variações também podem acontecer dependendo das mercadorias vendidas ou compradas.

Como calcular a base do ICMS?

Calcular a base da antecipação do ICMS Nesse caso, use o valor da mercadoria, IPI, frete, seguro e outras despesas, aplicando o IVA-ST. 4. Calcular o valor da antecipação ICMS com uma fórmula pré-estabelecida A fórmula é esta: Base do ICMS-ST x (Alíquota do ICMS Intra / 100) – valor do ICMS Inter.

Qual a importância da antecipação do ICMS?

A antecipação do ICMS exige atenção e conhecimento não somente na hora do preenchimento, mas antes mesmo, para detectar se realmente será necessária em uma transação comercial.

Como utilizar o código de ICMS antecipado?

R: O contribuinte deverá utilizar o código de ICMS antecipado: 326-9 (comércio) ou 327-7 (indústria). 21 - Como o contribuinte deverá preencher a Nota Fiscal Eletrônica a que se refere o § 4º do art. 4º da Parte 1 do Anexo XVI do RICMS/02?

Postagens relacionadas: