Como calcular a corrente que passa em um resistor?

Índice

Como calcular a corrente que passa em um resistor?

Como calcular a corrente que passa em um resistor?

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

Qual a corrente que passa em cada resistor?

- A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 .. - A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R .

Como calcular a tensão em um resistor?

Antes de poder calcular a tensão em um resistor, você primeiramente precisa saber qual o tipo do circuito utilizado. Se precisar revisar os conceitos básicos ou de uma ajudinha para entender o funcionamento dos circuitos, comece com a primeira seção deste artigo. Caso contrário, vá direta à seção correspondente ao seu circuito.

Qual a resistência de um resistor?

Um resistor é qualquer coisa no circuito que cria a resistência. Você pode comprar um resistor em loja de materiais elétricos, mas em um problema de circuitos, ele pode representar uma lâmpada ou outro objeto com resistência. Memorize a Lei de Ohm. Existe uma relação muito simples entre corrente, tensão e resistência.

Como calcular o valor do resistor em paralelo?

A fórmula que nos permite calcular o valor do resistor equivalente a um conjunto de resistores em paralelo é: 1/Rt= 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + …. + 1/Rn Ou seja, para dois resistores de 1000 ohms o valor final resultante será 500 ohms.

Como calcular a corrente do nosso circuito?

Então, para chegar a este valor vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Corrente é igual a tensão, dívida pela soma das resistências. A corrente é o que estamos buscando, a tensão é 24V, a resistência 1 – 6Ω e a resistência 2 – 2Ω. Realizando o cálculo, o resultado mostra que a corrente do nosso circuito é de 3A.

Postagens relacionadas: