Como calcular a constante de Henry?

Índice

Como calcular a constante de Henry?

Como calcular a constante de Henry?

A lei de Henry mostra que a concentração de um gás soluto em uma solução é diretamente proporcional à pressão parcial do gás sobre a solução. P = KHC onde: P é a pressão parcial do gás acima da solução.KH é a constante da lei de Henry para a solução.

O que corresponde a lei de Henry?

A dissolução gasosa em líquidos é regida por uma lei conhecida como Lei de Henry. Essa lei diz que a solubilidade de um gás em água depende da pressão parcial do gás exercida sobre o líquido.

Como é chamada a lei utilizada para realizar cálculos sobre a pressão de vapor *?

Lei de Raoult: De acordo com Raoult, o abaixamento relativo da pressão máxima de vapor é diretamente proporcional à fração molar do soluto (X1).

Por que o2 e co2 são pouco solúveis em água?

As moléculas de gás oxigênio ao se aproximarem das moléculas de água instantaneamente tem a formação de momentos de dipolo induzidos em suas moléculas, permitindo a solubilidade. Mas, esse fenômeno ocorre em uma pequena extensão, o que causa a baixa solubilidade.

O que é a pressão de vapor?

A pressão máxima de vapor, ou simplesmente pressão de vapor, é a pressão exercida pelo vapor quando ele está em equilíbrio com a fase líquida em uma temperatura constante.

Como calcular o coeficiente de fugacidade?

Podemos calcular fugacidade ou coeficiente de fugacidade em altas pressões relacionando-os com os valores na saturação.

  1. Para gases, podemos calcular a fugacidade integrando de zero até a saturação.
  2. Na saturação (equilíbrio líquido-vapor, sabemos que.

Para que serve a lei de Henry?

A lei de Henry permite, entre outras coisas, o estudo da solubilidade de gases. É possível notar que a quantidade de um gás dissolvido é proporcional a pressão daquele gás na superfície da solução. ... A segunda observação experimental é que a constante de Henry diminui com a temperatura.

O que se refere a lei de Dalton?

A lei de Dalton para a pressão parcial dos gases diz que a pressão total em uma mistura gasosa é exatamente igual à soma das pressões parciais de seus gases componentes.

Qual a fórmula que serve para representar a Lei de Raoult?

A lei de Raoult expressa-se matematicamente pela seguinte relação: p = p0 X, onde p é a pressão de vapor do solvente (com uma dada substância nele dissolvida), X a fração molar do solvente (razão entre o número de moles de solvente e o número total de moles) e p0 a pressão de vapor do solvente puro.

Como definir a pressão de vapor?

Pressão de vapor é a pressão exercida por um vapor quando este está em equilíbrio termodinâmico com o líquido que lhe deu origem, ou seja, a quantidade de líquido (solução) que evapora é a mesma que se condensa. A pressão de vapor é uma medida da tendência de evaporação de um líquido.

Qual a equação da Lei de Henry?

Equação da lei de Henry Pode ser expressa pela seguinte equação: P = K H ∙ C Onde P é a pressão parcial do gás dissolvido; C é a concentração de gás; e K H é a constante de Henry.

Como a Lei de Henry pode ser aplicada?

– A lei de Henry pode ser aplicada para fazer cálculos de absorção de gases inertes (nitrogênio, hélio, argônio etc.) nos diferentes tecidos do corpo humano e que, juntamente com a teoria de Haldane, são a base das tabelas descompressão – Uma aplicação importante é a saturação de gás no sangue.

Qual o fator de proporcionalidade da Lei de Henry?

A lei contém um fator de proporcionalidade denominado constante da lei de Henry. Este exemplo de problema demonstra como usar a lei de Henry para calcular a concentração de um gás em solução sob pressão.

Postagens relacionadas: