Como calcular deformação longitudinal?

Índice

Como calcular deformação longitudinal?

Como calcular deformação longitudinal?

A deformação no sentido longitudinal pode ser calculada dividindo a variação do comprimento nesse sentido pelo comprimento original : Enquanto isso, a deformação no sentido lateral é a divisão da variação de uma medida no sentido lateral pelo valor inicial dessa medida.

Como calcular a deformação?

A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola.

Como é calculada a deformação específica?

2. Assim, o alongamento por unidade de comprimento, ou alongamento específico, denominado deformação, ε, é calculado pela equação 3.2. ... L δ =ε 3.2 onde L é o comprimento total da barra.

O que é módulo de deformação longitudinal do concreto?

O módulo de deformação longitudinal do concreto depende de diversos fatores, sendo a resistência à compressão apenas um deles. As propriedades elásticas dos agregados, por exemplo, têm uma grande influência sobre o módulo de deformação do concreto e são consideradas na formulação do CEB/90.

O que é deformação longitudinal?

Deformação Específica Longitudinal é a relação que existe entre a deformação medida em um corpo e o seu comprimento inicial, sendo as medidas feitas na direção da tensão.

Como se calcula a deformação plástica?

Primeiro o cálculo da tensão, s = F/A, s = 1,0 x 10-5 kN/m2; após, o cálculo da deformação com a equação de Hooke, e = s / E = 5,0 x 10-4 m/m.

Como calcular a deformação transversal?

Obtém-se as tensões dividindo as forças pela área da seção transversal da barra, e a deformação específica dividindo o alongamento pelo comprimento ao longo do qual ocorre deformação.

Como calcular a deformação elástica?

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:

  1. Fe — força elástica, dada em newtons;
  2. k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
  3. X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Como calcular a deformação de uma mola?

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:

  1. Fe — força elástica, dada em newtons;
  2. k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
  3. X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

O que é deformação de cisalhamento?

Deformação por cisalhamento máximo absoluto é determinada pelo círculo que tem maior raio. Ela ocorre no elemento orientado a 45º em torno do eixo em relação ao elemento mostrado em sua posição original.

Como descrever as deformações?

Para esclarecimento das deformações, via definição matemática, toma-se um elemento infinitesimal (AB), como mostra a figura: Fig. 3 - Deslocamento e deformação Os pontos A e B passam para A’ e B’ respectivamente. Durante a deformação, o ponto A sofre um deslocamento u.

Como ocorre o deslocamento e deformação?

Fig. 3 - Deslocamento e deformação Os pontos A e B passam para A’ e B’ respectivamente. Durante a deformação, o ponto A sofre um deslocamento u. O deslocamento do ponto B é , pois, além de u, comum a todo elemento , ocorre o alongamento no elemento.

Qual a relação entre a tensão e a deformação?

Na lei de Hooke a constante de proporcionalidade entre a tensão e a deformação é o módulo de elasticidade, também conhecido como módulo de Young, E. Assim, a lei de Hooke estabelece uma relação linear entre a tensão e a deformação, linearidade que não se mantém à medida em que a deformação atinge altos valores.

Quais são as deformações decorrentes?

As deformações decorrentes podem ser indicadas por meio de índices. Pela mesma razão, é necessário mudarem-se as derivadas ordinárias para parciais. Dessa forma, se em um ponto de um corpo os componentes de deslocamento nas direções x e y (caso bidimensional) forem u e v, as deformações lineares são: εx= u+ ∂u ∂x dx-u dx = ∂u ∂x

Postagens relacionadas: