Qual a fórmula da força elástica?

Índice

Qual a fórmula da força elástica?

Qual a fórmula da força elástica?

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Como surgem as forças elásticas explique usando um exemplo?

A força elástica é aquela que surge a partir da deformação (compressão ou distensão) de uma mola, ou de algum outro corpo com propriedades elásticas. ... A mola sempre voltará para seu tamanho inicial. e apertarmos a mola, comprimindo-a, ela nos empurrará, a fim de restaurar o seu comprimento inicial.

Quanto maior for o valor de K de uma mola mais fácil será deformá lá?

Quanto maior for o valor de K de uma mola, mais difícil será deformá-la. O valor de K de uma mola nada tem a ver com a facilidade ou dificuldade em deformá-la. D O valor de K de uma mola varia com a deformação que esta sofre ao ser submetida a uma força.

Qual é a unidade de deformação?

x: deformação da mola (m). ... Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc. Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m.

Como se calcula a Lei de Hooke?

Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:

  1. F = K . ...
  2. F: força aplicada no corpo elástico (N) ...
  3. Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte.

Qual é o trabalho da força elástica?

O trabalho da força elástica será resistente (negativo) se a deformação X for forçada, ou seja, uma força externa estará alongando (esticando) ou comprimindo a mola e, nesse caso, o trabalho da força externa terá em cada ponto a mesma intensidade (módulo) que o trabalho da força elástica, mas que será positivo.

Quando usamos a força no nosso Dia-a-dia?

Situações de ação e reação são muito comuns em nosso cotidiano, ocorrem sempre que temos forças em ação e, portanto, em reação. Por exemplo, ao empurrarmos um carro, exercemos uma força sobre o carro e este exerce uma força sobre nós.

Qual a relação entre a força elástica eea força aplicada?

A força elástica é o produto da constante elástica da mola pela deformação sofrida por ela. Note que, pela terceira lei de Newton, a intensidade da força elástica será a mesma que a intensidade da força aplicada.

Qual a relação entre a tensão e a deformação?

Na lei de Hooke a constante de proporcionalidade entre a tensão e a deformação é o módulo de elasticidade, também conhecido como módulo de Young, E. Assim, a lei de Hooke estabelece uma relação linear entre a tensão e a deformação, linearidade que não se mantém à medida em que a deformação atinge altos valores.

Como calcular a força máxima de uma mola?

Obs.: Reparem que poderíamos ter calculado a força máxima exercida pela mola pela definição de força de uma mola elástica para a sua deformação máxima, que no caso é o valor da amplitude. Dessa forma, teríamos F m á x = k . A = 78,9 . 0,35 = 27,63 N á .

Qual a definição da deformação?

Figura 1. Definição de deformação A barra, que inicialmente estava sem carga, recebe então uma carga em sua posição central e se deforma, como mostra a figura. O fio, consequentemente, também se deforma axialmente, e passa a ter um comprimento (l+ d l).

Qual a força máxima de uma mola elástica?

Determine: (f) o módulo da força máxima que a mola exerce sobre o bloco. A frequência será o inverso do período: Obs.: Reparem que poderíamos ter calculado a força máxima exercida pela mola pela definição de força de uma mola elástica para a sua deformação máxima, que no caso é o valor da amplitude.

Postagens relacionadas: