Como calcular a deformação de uma peça?
Como calcular a deformação de uma peça?
Primeiro o cálculo da tensão, s = F/A, s = 1,0 x 10-5 kN/m2; após, o cálculo da deformação com a equação de Hooke, e = s / E = 5,0 x 10-4 m/m.
Como calcular a deformação do corpo de prova?
Deformação ou alongamento é a variação de comprimento entre dois pontos do corpo de prova. A deformação e, normalmente expressa em porcentagem, é determinada dividindo a variação de comprimento inicial e final medido entre dois pontos A€, pelo próprio comprimento inicial L0.
Como calcular uma mola?
Fórmulas de cálculo de molas de compressão em unidades métricas
- Diâmetro externo da mola. D 1 = D + d [mm] ...
- Diâmetro interior da mola. D 2 = D - d [mm] ...
- Deflexão de trabalho. H = L 1 - L 8 = s 8 - s 1 [mm] ...
- Índice da mola. ...
- Fator de correção de Wahl. ...
- Força geral exercida pela mola. ...
- Constante da mola. ...
- Diâmetro médio da mola.
Como resolver os problemas de deformação?
Basicamente, os problemas de deformação vão ser resolvidos a partir de combinações das fórmulas: 1. Da Variação de Comprimento: 2. Da Deformação: 3. Da Tensão Normal Média: 4. Da Lei de Hooke: 5. Fórmula da variação de comprimento causada pelo carregamento em uma peça: na barra. .
Como descrever as deformações?
Para esclarecimento das deformações, via definição matemática, toma-se um elemento infinitesimal (AB), como mostra a figura: Fig. 3 - Deslocamento e deformação Os pontos A e B passam para A’ e B’ respectivamente. Durante a deformação, o ponto A sofre um deslocamento u.
Como é feita a medição de deformação?
A medição de deformação é usualmente realizada com extensômetros: uma pequena superfície metálica que é colada no corpo do material que se deformará. A deformação do extensômetro é medida por variação da sua resistência elétrica na medida em que ele compõe parte de um circuito eletrônico.
Qual a relação entre a tensão e a deformação?
Na lei de Hooke a constante de proporcionalidade entre a tensão e a deformação é o módulo de elasticidade, também conhecido como módulo de Young, E. Assim, a lei de Hooke estabelece uma relação linear entre a tensão e a deformação, linearidade que não se mantém à medida em que a deformação atinge altos valores.