Quais são os tipos de prescrições segundo a legislação vigente quanto à dispensação de medicamentos de controle especial?

Índice

Quais são os tipos de prescrições segundo a legislação vigente quanto à dispensação de medicamentos de controle especial?

Quais são os tipos de prescrições segundo a legislação vigente quanto à dispensação de medicamentos de controle especial?

LISTAS A1 e A2 (Entorpecentes) e A3 (Psicotrópicos)

  • LISTA B1 (Inclui as drogas capazes de induzir dependência física ou psíquica)
  • LISTA B2 (Psicotrópicos anorexígenos)
  • LISTA C2 (Retinóides de uso sistêmico)
  • LISTA C3 (Talidomida – RDC nº 11 – 11 | Imunossupressoras)
  • O que é o ciclo da Assistência Farmacêutica?

    Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

    O que o farmacêutico precisa observar em uma receita médica para dispensar o medicamento?

    Identificação do usuário: nome e endereço completo do paciente. Nome do medicamento ou da substância (sob a forma de Denominação Comum Brasileira - DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade (em algarismo arábico e por extenso) e posologia. Data da emissão: o dia em que a receita foi fornecida.

    O que são medicamentos de uso controlado?

    Medicamentos/substâncias sujeitos a controle especial, também chamados medicamentos/substâncias controlados, são aqueles que têm ação no sistema nervoso central podendo causar dependência física ou química.

    Quais são os medicamentos de controle especial?

    Também se enquadram na classificação de medicamentos controlados, segundo a Portaria SVS / MS nº 344/1998, as substâncias anabolizantes, substâncias abortivas ou que causam má-formação fetal, substâncias que podem originar psicotrópicos, insumos utilizados na fabricação de entorpecentes e psicotrópicos, plantas ...

    Quais atividades estão relacionadas ao ciclo da assistência farmacêutica?

    Ciclo da Assistência Farmacêutica: tudo que você precisa saber

    • Assessorar a Gerência de Assistência Farmacêutica nos assuntos referentes a medicamentos;
    • Produzir material informativo sobre medicamentos;
    • Validar protocolos terapêuticos;
    • Desenvolver ações educativas;
    • Promover e apoiar programa de educação continuada.

    Como é o ciclo logístico dos medicamentos?

    Nas farmácias de destino os medicamentos são estocados ao alcance de um braço. Em geral, armazenam quantidades suficientes para atender a demanda por determinado período, e fazem novos pedidos conforme o estoque vai baixando. Quando o pedido é feito, todo o processo logístico reinicia.

    Postagens relacionadas: