Como depreciar ativo imobilizado?
Como depreciar ativo imobilizado?
Valor mínimo para Imobilização do Ativo Imobilizado De acordo com o regulamento do Imposto de Renda (art. 301), poderá ser deduzido diretamente como despesa, os bens cujo prazo de vida útil seja inferior ao período de 1 ano (sem limite de valor de aquisição) ou cujo custo unitário seja inferior a R$ 1.200,00.
Qual a depreciação de um ativo imobilizado?
Um ativo imobilizado sofre depreciação contínua desde o momento que está disponível para uso até o momento em que é vendido (depreciação gerencial) ou tem seu valor reduzido à zero (depreciação fiscal). O primeiro caso é importante para calcular o preço de revenda de um equipamento ou veículo utilizado na operação.
Como calcular a depreciação de um ativo?
Assim, no início da vida útil de um ativo, o valor da depreciação é maior do que ao final, visto que ocorre gradualmente a redução do valor da depreciação na medida em que o bem envelhece. A taxa percentual utilizada para calcular a depreciação é constante durante os períodos.
Como colocar isso no cálculo de depreciação?
Para colocar isso no cálculo de depreciação, os anos são somados e cada ano vai corresponder a uma fração do valor decrescente pela soma total dos anos. Caso a vida útil seja de 5 anos, por exemplo, a soma dos anos var dar 15 (1+2+3+4+5).
Quando o valor de depreciação é reduzido?
Isso quando o cálculo da depreciação está de acordo com a vida útil econômica do mesmo. Além disso, o valor de depreciação encontrado pode ser reduzido no Imposto de Renda e na Contribuição Social. Assim, sob uma ótica tributária, a depreciação é vista como um meio de reduzir valores de impostos e cobranças.