O que é a depreciação fiscal?

Índice

O que é a depreciação fiscal?

O que é a depreciação fiscal?

A depreciação fiscal é a diminuição do valor de bens do Ativo Imobilizado resultante do desgaste por uso, ação da natureza ou obsolescência normal.

O que é depreciação fiscal e contábil?

A depreciação contábil evidencia o efetivo desgaste do bem, a depreciação fiscal considera as alíquotas oferecidas pela Receita Federal do Brasil para fins de tributação e a depreciação acelerada acontece quando a empresa contabiliza um valor de desgaste acima do usual (devido as características de suas operações) ou ...

O que é depreciação Societaria e fiscal?

A grande diferença entre elas é que na depreciação societária os métodos são estabelecidos pela empresa, por meio de um laudo técnico interno ou externo que estabelece a vida útil econômica dos bens. Já na depreciação fiscal, os critérios adotados são determinados pelas normas do fisco.

Como calcular a depreciação fiscal do ativo?

Para calcular a depreciação fiscal do ativo para poder aplicar a porcentagem de depreciação correspondente, serão necessários os seguintes dados: Essa é a quantia que será levada em consideração fiscalmente como o custo de um ativo, seja de máquinas ou de automóvel.

Como é feito o cálculo de depreciação?

Apresentamos anteriormente como era feito o cálculo de depreciação a partir da tabela da Receita Federal. A porcentagem de depreciação é aplicada a cada ano e, no final de um certo período, o valor do ativo chegaria a zero.

Qual a alíquota de depreciação fiscal?

A depreciação fiscal segue os critérios básicos da legislação fiscal, consolidados no Regulamento do Imposto de Renda, e através da Instrução Normativa RFB nº 1.700, de 2017 são apresentadas as alíquotas de depreciação fiscal aceitas pela Receita Federal do Brasil.

Quais são os métodos de depreciação fiscal?

Como veremos a seguir, existem dois tipos básicos de depreciação fiscal: o método linear e o método acelerado. Como o próprio nome indica, o método linear (ou da linha reta) propõe uma depreciação regular ao longo do tempo. No caso da depreciação fiscal, os exemplos anteriores são o que melhor se ilustram esse método.

Postagens relacionadas: