Como se calcula a área da base de um cubo?
Índice
- Como se calcula a área da base de um cubo?
- Como calcular a diagonal da base?
- Quantos lados da base tem um cubo?
- Como calcular o valor da aresta de um cubo?
- Como calcular o valor de um cubo?
- Como calcular a medida da diagonal de um trapézio?
- Como calcular a diagonal do cubo?
- Qual é a área bidimensional de um cubo?
- Como calcular a área do cubo?
- Como dividir a área do cubo por 6?
Como se calcula a área da base de um cubo?
Área Total A fórmula da área de um quadrado é igual à medida de uma de suas arestas ao quadrado, ou seja, A = a². Como o cubo é formado por quadrados, então a fórmula da área total de um cubo é equivalente à área do quadrado multiplicado por 6.
Como calcular a diagonal da base?
E os retos:
- Ou seja, aqueles cujas faces são retângulos.
- Se as dimensões do paralelepípedo, isto é, se seu comprimento, largura e altura medirem a,b e c , então sua diagonal é dada por:
- D=√a2+b2+c2.
Quantos lados da base tem um cubo?
Os cubos são poliedros classificados como prismas. Esses poliedros possuem duas bases congruentes.
Como calcular o valor da aresta de um cubo?
Para tanto, é preciso descobrir a medida da aresta desse cubo. Para isso, é necessário perceber que área da base de um cubo é semelhante a aresta de um quadrado. Logo, para identificar a aresta do cubo basta descobrir a medida do lado desse quadrado.
Como calcular o valor de um cubo?
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³.
Como calcular a medida da diagonal de um trapézio?
No trapézio isósceles temos duas fórmulas ligadas a diagonal, sendo elas AB = CD e α = β. A propriedade do trapézio isósceles é que os lados opostos não paralelos são iguais, ou seja, a partir dessa afirmação, podemos extrair duas fórmulas, que são simples, porém úteis.
Como calcular a diagonal do cubo?
A distância mencionada é justamente a diagonal do cubo. Então, sabendo que D = a 3 e que, no caso, D = 6, podemos usar a fórmula e calcular o valor da aresta:
Qual é a área bidimensional de um cubo?
Esta seção apresenta um passo a passo desse processo. A área da superfície de um cubo é obtida pela fórmula 6s2, onde s equivale ao comprimento de um dos lados do cubo. Essa fórmula é praticamente o mesmo que calcular a área bidimensional das seis faces de um cubo e somar esses valores.
Como calcular a área do cubo?
Dependendo da finalidade, pode ser necessário calcular a área total, a área da base e a área lateral. Para calcular a área total do cubo precisamos apenas calcular a área de uma de suas faces. Como o cubo é formado por 6 quadrados regulares e congruentes, então pegamos a área equivalente a um desses quadrados e multiplicamos por 6.
Como dividir a área do cubo por 6?
Divida a área da superfície do cubo por 6. Como o cubo possui 6 faces com uma área equivalente, dividir sua área por 6 resulta na área de uma de suas faces. Essa área é igual aos comprimentos de seus dois lados multiplicados (l × w, w × h ou h × l). Em nosso exemplo, divida 50/6 = 8,33 cm2.