O que é dilatação do recipiente?
Índice
- O que é dilatação do recipiente?
- Como calcular a dilatação de um recipiente?
- Quando vamos calcular a dilatação dos líquidos Devemos levar em conta também a dilatação do recipiente explique a razão desse procedimento?
- Como calcular a dilatação?
- O que é dilatação dos líquidos Cite exemplos?
- Como calcular a dilatação aparente?
- Como calcular o coeficiente de dilatação do líquido?
- Como determinar a dilatação de um líquido?
- Como calcular a dilatação volumétrica?
O que é dilatação do recipiente?
A dilatação aparente dos líquidos é determinada pelo volume de líquido que é transbordado se um recipiente completamente cheio desse líquido for aquecido. No entanto, caso o recipiente sofra uma variação de volume igual à variação volumétrica sofrida pelo líquido, nenhum líquido deverá transbordar.
Como calcular a dilatação de um recipiente?
Para medir a dilatação aparente costuma-se utilizar um recipiente cheio até a borda. Ao aquecer este sistema (recipiente + líquido) ambos dilatarão e, como os líquidos costumam dilatar mais que os sólidos, uma quantidade do líquido será derramada, esta quantidade mede a dilatação aparente do líquido.
Quando vamos calcular a dilatação dos líquidos Devemos levar em conta também a dilatação do recipiente explique a razão desse procedimento?
Dilatação aparente dos líquidos Quando queremos medir o volume de um líquido que sofreu dilatação térmica, é preciso levar em conta a possibilidade de que o recipiente em que o líquido está armazenado também possa ter passado pelo mesmo processo, tendo, assim, suas dimensões alteradas.
Como calcular a dilatação?
É simples calcular a dilatação linear, posto que basta usar a fórmula seguinte: ΔL = L0. α. Δθ. Aqui, “ΔL” significa variação do comprimento, “L0” equivale a comprimento inicial, “α” = coeficiente de dilatação linear e “Δθ” = variação de temperatura.
O que é dilatação dos líquidos Cite exemplos?
Os líquidos, assim como as demais substâncias, se dilatam quando aquecidos. Na maioria das vezes, a dilatação dos líquidos é maior que a dos sólidos. Nos dias quentes, por exemplo, a gasolina pode transbordar do tanque de um carro.
Como calcular a dilatação aparente?
Para calcularmos o volume de líquido que transborda do frasco, devemos usar a fórmula da dilatação aparente, observe: ΔVap — dilatação aparente (m³) V0 — volume inicial do líquido (m³) γap — coeficiente de dilatação volumétrica aparente (ºC -1)
Como calcular o coeficiente de dilatação do líquido?
Vamos calcular o coeficiente de dilatação do líquido em questão utilizando a fórmula da dilatação volumétrica: Aplicando os dados fornecidos pelo enunciado à fórmula anterior, faremos o seguinte cálculo:
Como determinar a dilatação de um líquido?
Para determinarmos a dilatação do volume de um líquido, precisamos conhecer o seu coeficiente de dilatação volumétrica, mas, também, deve-se levar em conta a dilatação sofrida pelo recipiente que contém esse líquido. A dilatação sofrida pelos líquidos é chamada de dilatação volumétrica.
Como calcular a dilatação volumétrica?
A dilatação volumétrica resulta do aumento no volume de um corpo, o que acontece, por exemplo, com uma barra de ouro. Para calcular a dilatação volumétrica utilizamos a seguinte fórmula: ΔV = V0.γ.Δθ. Onde,