Qual é a Distensao de uma mola?

Índice

Qual é a Distensao de uma mola?

Qual é a Distensao de uma mola?

A teoria afirma que a distensão de um objeto elástico é diretamente proporcional à força aplicada sobre ele. Como exemplo, podemos pensar numa mola. ... Assim, quando maior a força aplicada, maior será sua deformação. Por outro lado, quando a mola não tem uma força que age sobre ela, dizemos que ela está em equilíbrio.

Como calcular distensão da mola?

Epe = K. Δx²/2

  1. constante elástica da mola = 100 N/m.
  2. Energia potencial elástica = 2 Joules.

Qual é a distensão?

A distensão muscular acontece quando um músculo é esticado demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o músculo envolvido.

Qual a energia potencial elástica da mola?

A energia potencial elástica é igual ao trabalho da força elástica que a mola exerce sobre um corpo. Sendo, K a constante elástica da mola. Sua unidade no sistema internacional (SI) é N/m ( newton por metro ).

Qual expressão matemática permite calcular a energia acumulada em uma mola?

Lei de Hooke é a expressão matemática utilizada para calcular a força elástica exercida por um corpo que, quando deformado, tende a voltar ao seu formato original, como molas e elásticos.

Qual deve ser a constante elástica da mola?

k: constante elástica da mola (N/m); x: deformação da mola (m). A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. ... Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m.

Qual a distensão de uma mola?

A distensão de uma mola equivale a 20 cm. A força elástica representa uma força capaz de provocar uma deformação em um corpo que possui elasticidade. A energia potencial elástica constitui-se na energia que os corpos elásticos acumulam quando sofrem uma deformação.

Qual o comprimento final da mola?

Perceba que, na fórmula acima, se o comprimento final da mola ( LF) for maior que o comprimento inicial ( L0 ), a deformação será positiva (x > 0); caso contrário, quando o comprimento final da mola for menor que o comprimento inicial, a deformação será negativa (x <0).

Como calcular a constante da mola?

Calcule a constante da mola (k) usando a fórmula k = F / x. Se a mola não comprimida tem uma altura de 2,5 cm, a mola comprimida tem uma altura de 1,25 cm e um total de 100 gramas de arruelas foi colocado na mola para comprimi-la, então k = (0,1)/(0,01) = 10 N/m. (Nesse caso, 100 g = 0,1 N e 2,5 cm - 1,25 cm = 0,01 m.)

Qual o comprimento da mola de constante elástica?

Questão 1) Uma mola de constante elástica igual a 200 N/m tem comprimento de 20 cm. Quando submetido a uma força externa, o comprimento dessa mola passa a ser de 15 cm. Determine o módulo da força elástica que é exercida pela mola, quando comprimida em 15 cm. Gabarito: letra B.

Postagens relacionadas: