Como encontrar a equação de uma parábola?
Como encontrar a equação de uma parábola?
Sabendo que uma parábola tem concavidade para a direita, vértice no centro do plano cartesiano e a distância da reta diretriz ao seu foco vale 3, então sua equação é: A - y2=3x. B - y2=−3x. C - y2=6x.
Qual a diretriz da parábola?
A reta r, também presente na definição e na imagem anterior, é chamada de diretriz da parábola. Essa reta é usada junto ao foco para a definição dessa figura. A distância entre qualquer ponto da parábola e a sua diretriz é igual à distância entre esse mesmo ponto da parábola e o seu foco. Parâmetro
Como calcular o vértice da parábola?
Esse cálculo pode ser feito por meio da distância entre ponto e reta. O vértice da parábola é o ponto mais próximo de sua diretriz. Existe uma propriedade que afirma o seguinte: Em que VF é o segmento de reta que tem início no vértice da parábola e tem fim em seu foco, e p é o parâmetro da parábola.
Como definir a parábola?
Dado o foco e a diretriz de uma parábola, podemos encontrar a equação da parábola. Considere, por exemplo, a parábola cujo foco está em . Começamos definindo um ponto geral na parábola
Como encontrar a segunda equação da parábola?
Fazendo uma construção análoga à anterior, mas fazendo com que o eixo de simetria da parábola seja paralelo ao eixo y, é possível encontrar, de forma também semelhante, a seguinte equação: Essa é a segunda equação da parábola, também chamada de equação reduzida.