Como calcular a diagonal secundária de uma matriz?

Índice

Como calcular a diagonal secundária de uma matriz?

Como calcular a diagonal secundária de uma matriz?

Numa matriz quadrada de C de ordem n, os elementos aij tais que i = j formam a diagonal principal da matriz, e os elementos aij tais que i + j = n + 1 formam a diagonal secundária.

Como calcular a diagonal de uma matriz?

n ≥ 2é chamada de matriz diagonal se, somente se, i ≠ j for igual a zero. Observação: Isso não impede de os elementos que pertencem à diagonal principal sejam iguais a zero. Ou seja, uma matriz onde todos os seus elementos são iguais a zero é uma matriz diagonal.

Como calcular a soma da diagonal principal de uma matriz?

  1. Faça o espelhamento da primeira e da segunda coluna da matriz, ou seja, repita a primeira e a segunda coluna;
  2. Realize os produtos de cada diagonal principal e secundária separadamente;
  3. Efetue a soma entre os termos obtidos dos produtos de cada diagonal;

Como somar a diagonal secundária de uma matriz em Python?

# Programa para processar e imprimir uma matriz l x c # Calcular o somatório dos elementos das diagonais principal e secundária l = int(input("Insira o número de linhas: ")) c = int(input("Insira o número de colunas: ")) matriz = [[0] * c] * l soma1 = int(0) soma2 = int(0) for i in range(0, l): for j in range(0, c): ...

Como definir uma matriz quadrada?

Matriz quadrada é uma matriz cujo número de linhas é igual ao número de colunas. Matriz retangular é uma matriz na qual m≠n. Diagonal principal : numa matriz quadrada, os elementos em que i=j constituem a diagonal principal.

O que vem a ser uma matriz diagonal?

Matriz diagonal é uma matriz em que todos os elementos são nulos quando i≠j. Matriz escalar é uma matriz diagonal que tem os elementos iguais entre si para i=j.

Como somar diagonal?

O número de diagonais de um polígono é proporcional ao número de lados. Note que na figura A temos quatro vértices, então traçamos quatro diagonais, cada uma partindo de um vértice. Mas observe que a diagonal PR é a mesma RP, e a diagonal SQ é a mesma QS, então sempre dividiremos o número de diagonais por 2.

Como calcular a diagonal de uma matriz?

- Stack Overflow em Português Como somar a diagonal de uma matriz em C? Faça um programa que defina uma matriz de inteiros de tamanho 5x5. Em seguida, inicialize essa matriz com números aleatórios entre 5 e 9. Finalmente, seu programa deve calcular a soma dos elementos da diagonal dessa matriz.

Quais são os elementos da diagonal secundária?

Os elementos da diagonmal secundária têm (i + j == 4) Sendo N a ordem da matriz, a soma de cada índice de cada elemento da diagonal secundária (DS) é igual a N + 1. i + j < N+1 => elemento acima da DS. i + j < N + 1 => abaixo da DS. i + j == N + 1 => elemento da DS.

Como faço para ler uma matriz A?

Parei no seguinte problema preciso fazer um algoritmo para ler uma matriz A de duas dimensões , sendo 4 linhas e 4 colunas, e paresentar o somatorio dos elementos situados na diagonal principal (A [1,1],A [2,2]...A [10,10] da matriz .. printf ("Digite Valor da linha %d, coluna %d da Matriz:",lin+1.col+1; Olá! Sei código parece estar correto.

Como faço para ler uma matriz 10 x 10?

O exercíco pede o seguinte: 1.Escreva um algoritmo que: a)Possua um procedimento para ler uma matriz 10 x 10 a partir do teclado. b)Possua um procedimento que imprima os elementos da diagonal principal da matriz informada. c)Possua um procedimento que imprima os elementos da diagonal secundária da matriz informada.

Postagens relacionadas: