Como se calcula a diagonal menor de um losango?
Índice
Como se calcula a diagonal menor de um losango?
Para calcular as diagonais de um losango podemos utilizar a lei dos cossenos. Observe o que diz a lei dos cossenos: Em todo triângulo, o quadrado de um lado é igual à soma dos quadrados dos outros dois menos o dobro do produto das medidas desses lados pelo cosseno do ângulo por ele formado.
Como calcular a diagonal maior?
Aplique o teorema de Pitágoras, A² + B² = C², para calcular o comprimento da outra diagonal. Na fórmula, C é a hipotenusa, então C é igual a 4.
Como achar a outra diagonal de um losango?
Aplique o teorema de Pitágoras, A² + B² = C², para calcular o comprimento da outra diagonal. Na fórmula, C é a hipotenusa, então C é igual a 4. Deixe A ser a metade do comprimento da diagonal conhecida.
Qual a medida de um lado de um losango?
Eleve ao quadrado a medida de qualquer lado. Um losango possui quatro lados iguais e, desse modo, não importa qual seja o lado escolhido. Digamos que o lado possui medida igual a 2 cm. 2 cm × 2 cm = 4 cm 2 . Multiplique o resultado pelo seno de um dos ângulos. Independentemente do lado escolhido, digamos que um dos ângulos seja igual a 33 graus.
Como calcular a área de um losango?
Uma das maneiras de calcular a área de um losango é multiplicando-se as suas diagonais e dividindo o resultado obtido pela metade, veja: Onde D é a medida da diagonal maior e d a medida da diagonal menor. Existe uma demonstração que mostra como obtemos esta fórmula. Imagine um losango qualquer.
Como calcular o comprimento de uma diagonal?
Desenhe as diagonais e indique o comprimento conhecido de uma determinada diagonal. Indique o comprimento de dada diagonal como sendo "4 cm". Note que agora você tem quatro triângulos retângulos em seu papel. Cada triângulo consiste de um lado do losango, da metade do comprimento da diagonal de 4 cm e da metade do comprimento da outra diagonal.
Como encontrar o comprimento da diagonal faltante?
Aplique a fórmula da área de um triângulo para encontrar o comprimento de uma metade da diagonal faltante. A fórmula é A = 1/2 (b x h), na qual b é a base e h é a altura. Pense na metade da diagonal longa como a base, b. O comprimento da base é 10.