Como calcular eficiência de um equipamento?

Índice

Como calcular eficiência de um equipamento?

Como calcular eficiência de um equipamento?

OEE = Disponibilidade * Performance * Qualidade * 100 Um OEE de Classe Mundial (parâmetro de mercado para indústrias de alto nível) é de 85%, contanto que a disponibilidade seja igual ou maior que 90%, a performance seja igual ou maior que 95% e a qualidade seja igual ou maior que 99,9%.

Como fazer o cálculo de eficiência?

A fórmula para cálculo do OEE é bem simples:

  1. Disponibilidade = tempo produzido/tempo disponível x 100.
  2. Produtividade = produção real/produção teórica x 100.
  3. Qualidade = peças boas/total de peças produzidas x 100.

Como calcular a produtividade de um equipamento?

Como o que o orçamentista está buscando é o custo unitário do serviço (R$/mC³), basta dividir o custo horário (R$/h) de cada equipamento pela produção horária calculada (mC³/h).

Qual é a efetividade de um equipamento?

OEE é um indicador que mede a efetividade global de um equipamento, ou seja, qual o resultado qualitativo e quantitativo de sua produção na comparação com sua capacidade total de produção. O termo é uma sigla para Overall Equipment Efficiency, que quer dizer Eficiência Geral do Equipamento.

Como calcular a produtividade em equipamentos?

Com o cálculo do OEE, o desejo de aumentar a produtividade sai do campo das ideias e vai para o das ações. Ao medir o indicador em todos os equipamentos, é possível traçar médias, desvios padrões e metas, sempre respeitando o contexto da empresa em questão.

Quanto maior a disponibilidade do equipamento?

Como pode-se observar, quanto maior o tempo produzindo, maior a disponibilidade. E quanto menor a disponibilidade, maior é o tempo que o equipamento ficou parado. A performance nos diz quão bem o equipamento produziu, enquanto estava produzindo. Está relacionado com a velocidade de operação do equipamento.

Qual a planilha de produção de equipamentos mecânicas?

Como exemplo, a planilha de Produção de Equipes Mecânicas (PEM), adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é a base conceitual do banco de dados do Sistema de Custos Rodoviários (SICRO). Há a versão SICRO 2, enquanto o SICRO 3 ainda está em processo de elaboração.

Postagens relacionadas: