O que é energia de estabilização de campo cristalino?
Índice
- O que é energia de estabilização de campo cristalino?
- Porque ocorre o desdobramento do campo cristalino?
- O que é energia de estabilização do campo ligante?
- Quais os fatores que afetam a força do campo cristalino?
- O que explica a teoria do campo cristalino?
- O que é uma orbital degenerada?
- Quando ocorre o efeito Jahn-teller?
- Quais as principais contribuições da TCL?
- O que corresponde a um ligante Monodentado?
- O que é teoria do campo ligante?
O que é energia de estabilização de campo cristalino?
A Energia de Estabilização do Campo Cristalino, conhecida por suas iniciais (EECC), é igual a zero para íons com configuração d0 e d10, tanto em campos ligantes fortes como fracos, e também á igual a zero para configurações d5 em um campo fraco.
Porque ocorre o desdobramento do campo cristalino?
O valor numérico do desdobramento dos orbitais d, conhecido na Teoria do Campo Cristalino como 10 Dq, no que se refere à formação de um complexo, está vinculado a alguns fatores, tais como a simetria de campo, o número de oxidação do metal, a identidade do metal e a natureza do ligante.
O que é energia de estabilização do campo ligante?
No íon metálico isolado (sem influência de ligantes ou solventes) os 5 orbitais d têm mesma energia. Sob a influência dos ligantes (no campo ligante), esses orbitais passam a ter energias diferentes. ... A diferença de energia entre eles é denominada EECL (energia de estabilização do campo ligante).
Quais os fatores que afetam a força do campo cristalino?
P depende de dois fatores:
- a perda na energia de troca no emparelhamento dos elétrons.
- A repulsão coulombica entre os elétrons emparelhados.
O que explica a teoria do campo cristalino?
A Teoria do Campo Cristalino (TCC) postula que a única interação existente entre o íon central e os ligantes é de natureza eletrostática, pois os ligantes são considerados cargas negativas ou dipolos pontuais que repele os elétrons dos orbitais d do íon metálico.
O que é uma orbital degenerada?
Os orbitais no mesmo subnível são degenerados, ou seja, eles possuem a mesma energia. O princípio de exclusão de Pauli afirma que dois elétrons em um átomo não podem ter os mesmos valores para n, l, ml e ms. Esse princípio coloca um limite de dois para o número de elétrons que podem ocupar qual- quer orbital atômico.
Quando ocorre o efeito Jahn-teller?
O efeito Jahn-Teller é caracterizado pela deformação espontânea da geometria quando estados orbitais degenerados de moléculas não lineares se subdividem de forma a reduzir a energia do sistema. O efeito foi previsto pela primeira vez em 1937 por Hermann Arthur Jahn e Edward Teller.
Quais as principais contribuições da TCL?
TCL Corporation | |
---|---|
Produtos | televisores smartphones telefones celulares ar condicionados máquinas de lavar roupa refrigeradores |
Subsidiárias | TCL Multimedia (52.10%) TCL Display Tonly Electronics通力中国补贴有限公司TCL中国补贴有限公司 BlackBerry Mobile Alcatel Mobile (sob licença) Palm |
Faturamento | US$16,44 bilhões (2014) |
Website oficial | www.tcl.com |
O que corresponde a um ligante Monodentado?
Ligantes monodentados ligam-se através de apenas um átomo doador. – Conseqüentemente, eles ocupam somente um sítio de coordenação. Ligantes polidentados (ou agentes quelantes) ligam-se através de mais de um átomo doador por ligante.
O que é teoria do campo ligante?
3) Teoria do Campo Ligante – Van Vleck fez uma ampliação da abordagem eletrostática (TCC), que leva em consideração certas interações entre os orbitais do metal e os ligantes. ... Os ligantes fornecem elétrons que vão ocupar os orbitais σ e π ligantes, antiligantes e as vezes não-ligantes do complexo.