Qual é a energia mecânica total do sistema?
Qual é a energia mecânica total do sistema?
A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia cinética, relacionada ao movimento de um corpo, com a energia potencial, relacionada ao armazenamento, podendo ser gravitacional ou elástica.
Onde podemos encontrar a energia mecânica?
Ainda podemos encontrar energia mecânica na forma potencial quando comprimimos ou distendemos um objeto elástico, como uma mola ou um arco, para lançar uma flecha, por exemplo. Nesses casos, basta soltarmos para haver realização de Trabalho, deslocando uma flecha ou um bloco, por exemplo.
Qual a energia mecânica do sistema?
Portanto, a energia mecânica é a própria energia cinética. Dessa forma: 3) Na figura acima temos o corpo de massa m em um ponto C qualquer, onde a elongação da mola é x. Nesse ponto, a energia cinética e potencial são, respectivamente: Nesse caso, temos que a energia mecânica do sistema é a soma da energia cinética e potencial.
Como analisar a energia mecânica do sistema?
Analisando a energia mecânica do sistema, tem-se que: Quando o objeto é abandonado na posição x=A, a energia mecânica do sistema é igual à energia potencial elástica armazenada, pois não há movimento e, consequentemente, energia cinética. Assim:
Qual a fórmula da energia mecânica?
Fórmulas da energia mecânica. A fórmula da energia cinética, que relaciona a massa (m) e a velocidade (v) do corpo, é esta, confira: E C – energia cinética. m – massa. v – velocidade.
Como calcular a energia mecânica do caminhão?
Para calcularmos a energia mecânica do caminhão, somaremos a energia cinética com a energia potencial gravitacional, observe: Com base no cálculo anterior, descobrimos que a energia mecânica desse caminhão em relação ao chão da avenida é igual a 2,25.10 5 J, portanto, a resposta correta é a letra d.