Como calcula a força iônica?
Índice
- Como calcula a força iônica?
- Qual é a relação matemática entre atividade e concentração?
- Qual a definição de concentração Molal?
- O que é atividade Molar?
- Qual a importância da teoria de debye Huckel para soluções eletrolíticas?
- O que é uma solução eletrolítica?
- Qual a força iônica do cloreto de cálcio?
- Por que a solução iônica tem mais partículas?
- Quais são as resinas iónicas?
- Como funcionam os pares iônicos?
Como calcula a força iônica?
I = 1/2{åiC i(Zi)2}, onde I é a força iônica da solução, em mol L-1; C é a concentração, em mol L-1, dos íons presentes na solução, e Z refere-se às cargas ou valências desses íons.
Qual é a relação matemática entre atividade e concentração?
A atividade é proporcional à concentração, x, por um fator conhecido como coeficiente de atividade, γ, que leva em consideração outros íons em solução. Assim, numa solução ideal o coeficiente de atividade é aproximadamente igual a 1 e a atividade pode ser aproximada como igual à concentração.
Qual a definição de concentração Molal?
A molalidade é uma modalidade de concentração que envolve o número de mols do soluto e a massa do solvente em quilograma. Existem várias modalidades diferentes de se determinar a concentração de uma solução, sendo as mais comuns e utilizadas a concentração comum e a concentração molar (molaridade).
O que é atividade Molar?
As atividades molares são caracterizadas por um comportamento contínuo, dotado de significado e intenção dos participantes, estando relacionadas ao crescimento psicológico e social do indivíduo, como por exemplo, as brincadeiras, conforme Bronfenbrenner (1996).
Qual a importância da teoria de debye Huckel para soluções eletrolíticas?
Teoria de Debye-Hückel na equação do potencial químico do eletrólito: - Temos que wi (energia de interação), cujo valor depende muito da concentração de íons, é que mais tem a ver com o desvio do comportamento ideal de uma solução eletrolítica.
O que é uma solução eletrolítica?
Por outro lado, as soluções capazes de conduzir corrente elétrica são chamadas de soluções eletrolíticas ou soluções iônicas, pois a condutibilidade deve-se à presença de íons no meio. Esses íons podem ser provenientes de dois processos: * Dissociação iônica: ocorre quando é dissolvido um composto iônico.
Qual a força iônica do cloreto de cálcio?
(NaCl) = 0,001 mol/l a concentração dos íons Na + e Cl - é igualmente 0,001 mol/l. A força iônica devida a Nos eletrólitos com proporções de 1:2 ou 2:1, como, por exemplo, o cloreto de cálcio, a força iônica equivale ao triplo da concentração. No caso do cloreto de cálcio (
Por que a solução iônica tem mais partículas?
Ou seja, a solução iônica tem um número três vezes maior de partículas que a solução molecular de sacarose, embora ambas apresentem a mesma concentração molar. Note que não importa se as partículas são íons ou moléculas.
Quais são as resinas iónicas?
Resinas iónicas instrumentação e sensores Peças para sistemas de tratamento de água Bombas & bombeamento Torres de refrigeração Eletrodeionização (EDI) módulos peças de reposição watermaker As válvulas de controle ATG UV lâmpadas / Systemas Activated Carbon
Como funcionam os pares iônicos?
Devido à formação dos chamados pares iônicos, na maioria das vezes, a solução se comporta como se tivesse uma concentração efetivamenor que a concentração analítica. Assim, em diferentes processos nos quais a nossa solução 0,5 mol L-1de K 2SO4participasse, ela atuaria como se tivesse não 1,0 mol L-1K+, mas uma concentração efetiva de 0,89 mol L-1