Como fazer o cálculo de dobras Cutaneas?
Índice
- Como fazer o cálculo de dobras Cutaneas?
- Como fazer o cálculo do Adipometro?
- Como medir dobras cutâneas sem adipômetro?
- Qual é a fórmula de sete dobras de Jackson Pollock e Ward 1980?
- Quais são as medidas de dobras cutâneas?
- Qual a validade das dobras cutâneas?
- Como medir espessura de dobras cutâneas?
- Qual a confiabilidade do avaliador de dobras cutâneas?
Como fazer o cálculo de dobras Cutaneas?
É obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar média. É necessário que o avaliado afaste o braço para trás para permitir a execução da medida.
Como fazer o cálculo do Adipometro?
É relativamente simples usar um adipômetro. Como pode ver na imagem acima, para efetuar as medições, basta apertar a pele entre o polegar e o dedo indicador, em locais específicos do corpo, colocar o adipômetro a cerca de 1 cm da dobra cutânea e registar a leitura que o adipômetro indica.
Como medir dobras cutâneas sem adipômetro?
Lembrando que você precisa ter em mãos uma fita métrica. 1 – Meça sua altura. 3 – Tire a medida, em centímetros, da circunferência de seu pescoço, logo abaixo do “pomo de adão”. 4 – Apenas para mulheres, tire a medida, em centímetros, da circunferência do seu quadril, na altura que ele for mais largo.
Qual é a fórmula de sete dobras de Jackson Pollock e Ward 1980?
As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa.
Quais são as medidas de dobras cutâneas?
Quando o objetivo é estimas somente a porcentagem de gordura corporal, as medidas mais utilizadas são as de dobras cutâneas. A lógica para a medida das dobras cutâneas baseia-se no fato de que aproximadamente metade do conteúdo corporal total da gordura fica localizada nos depósitos adiposos existentes diretamente debaixo da pele.
Qual a validade das dobras cutâneas?
A validade e confiabilidade das medidas de dobras cutâneas são influenciadas pela habilidade do avaliador, pelo tipo de adipômetro, pelos fatores do indivíduo avaliado e pela equação utilizada para estimar a gordura corporal.
Como medir espessura de dobras cutâneas?
Medir espessura de dobras cutâneas consistentemente é difícil em obesos, porque elas podem exceder a abertura máxima do adipômetro. Além disso, em indivíduos obesos com muita massa muscular a gordura subcutânea pode não ser facilmente separada do músculo que está abaixo.
Qual a confiabilidade do avaliador de dobras cutâneas?
A confiabilidade intra-avaliador, que é a consistência das medidas feita por um mesmo avaliador de dobras cutâneas, é outra fonte de erro deste método. Medir espessura de dobras cutâneas consistentemente é difícil em obesos, porque elas podem exceder a abertura máxima do adipômetro.