Como calcular a frequência de um gene?

Índice

Como calcular a frequência de um gene?

Como calcular a frequência de um gene?

A frequência é determinada contando-se quantas vezes o alelo aparece na população, em seguida, dividindo-se pelo número total de cópias do gene. O pool gênico de uma população consiste em todas as cópias de todos os genes nessa população.

Qual a frequência dos heterozigotos?

A frequência de indivíduos heterozigotos será de 52%.

Como se calcula o fenótipo?

Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.

Como calcular a proporção genotípica?

Normal (A _) x Albino (a a) : Se o indivíduo de pigmentação normal for homozigoto dominante (A A), a F% de indivíduos normais (100% A a)....1ª Lei de Mendel: 3. Cruzamentos básicos.
Genótipos ParentaisProporção genotípica em F1Proporção fenotípica em F1
A a x A a25% A A, 50% A a, 25% a a75% normal, 25% albino
a a x a a100% a a100% albino

Qual a relação genotípica esperada na descendência do cruzamento entre as populações 1 30 aa e 70 aa e 2 50 aa e 50 aa )?

2- Qual a relação genotípica esperada na descendência do cruzamento entre as populações 1 (30 AA e 70 Aa) e 2 (50 Aa e 50 aa)?...
GenótipoNº de IndividuoFrequência genotípica
AA Aa aa0 (n1) 50 (n2) 50 (n3)n1/N 0/100= 0 D n2/N 50/100= 0,5 H n3/N 50/100= 0,5 R
Total100 N1

O que diz a lei de Hardy-Weinberg?

De acordo com Hardy e Weinberg, uma população que não está evoluindo apresenta, de uma geração para outra, frequência dos alelos e genótipos constante. Nesses casos, nos quais se observa apenas a recombinação de acordo com as leis de Mendel, dizemos que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg.

Como se calcula o número de gametas?

Determinando o número de tipos de gametas na segregação independente. Para determinar o número de tipos de gametas formados por um indivíduo, segundo a segregação independente, basta aplicar a expressão 2n, em que n representa o número de pares de alelos no genótipo que se encontram na condição heterozigota.

Como calcular Poliibridismo?

Observe o exemplo:

  1. Número de gametas do indivíduo 1: 24 = 16.
  2. Número de gametas do indivíduo 2: 22 = 4.
  3. Número total de combinações genotípicas: 16 x 4 = 64.
  4. Assim, temos 64 combinações genotípicas para um indivíduo resultante do cruzamento dos dois indivíduos em questão.

Como funcionam as frequências genotípicas?

Então no equilíbrio as frequências genotípicas podem ser deduzidas a partir das frequências gênicas em cada população. Ex: População frequências gênicas frequências genotípicas

Como calcular a frequência de genes e genótipos de uma população?

Calcular a frequência de genes e genótipos de uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg é bastante simples. Suponhamos que existam o alelo B, que será representado por p, e um alelo b, que será representado por q, em uma população. A soma da frequência desses dois alelos deve ser igual a 100%, logo:

Quais são as freqüências gênicas?

Fatores que modificam as freqüências gênicas Mutação Seleção Migração Deriva Mutação gênica ou mutação de ponto: Alterações muito pequenas num número reduzido de nucleotídeos da molécula de DNA. Mutação cromossômica ou aberração cromossômica: Mutações que alteram de maneira visível ao microscópio, o número ou a estrutura dos cromossomos.

Qual a frequência dos genótipos dominantes?

F (AA)+ F (aa) = 0,36 +0,16 = 0,52 ou 52 indivíduos. c) Os indivíduos que apresentam fenótipo dominante são aqueles com genótipo Aa e Aa. Obedecendo ao princípio de Hardy-Weinberg, a frequência dos alelos deve manter-se constante. Sendo assim, a frequência dos genótipos será a mesma na geração sequente.

Postagens relacionadas: