Como saber a força que um corpo exerce sobre o outro?

Índice

Como saber a força que um corpo exerce sobre o outro?

Como saber a força que um corpo exerce sobre o outro?

Tração entre corpos do mesmo sistema Quando dois ou mais corpos de um sistema são ligados por cabos, eles se movem juntos, com a mesma aceleração. Para determinarmos a força de tração que um corpo exerce sobre o outro, fazemos o cálculo da força resultante em cada um dos corpos.

Como calcular a força de um bloco?

Vamos agora calcular a intensidade da força que um bloco faz sobre o outro. Para isso vamos imaginar os blocos separados como na Fig. 3. Ao aplicarmos sobre o bloco A a força , o bloco A "empurra" o bloco B aplicando a ele a força . Pela Lei de Ação e Reação, o bloco B aplica sobre A a força sendo: | 2 | = | 1 | = F 1

Como calcular a força de um objeto?

Leia mais sobre o tema no artigo: Força. Para calcular a força normal de um objeto que está em repouso numa superfície plana, utiliza-se a seguinte expressão: Lembre-se que a força é um vetor indicado por uma seta acima da letra.

Como calcular a aceleração do Bloco B?

O bloco B é puxado pela força , de intensidade F = 52 N. Para calcular a aceleração do conjunto podemos considerar esse conjunto como um único corpo de massa m dada por: Aplicando a Segunda lei de newton: Imaginemos agora os blocos separados como mostra a Fig. 7. Quando aplicamos sobre o bloco B a força , o bloco B puxa a corda por meio da força .

Como calcular a força de atrito?

Agora, quando a tração exercida ultrapassa essa marca, a força de atrito se tornará uma força de atrito dinâmico. No caso acima, a força de tração pode ser calculada por meio da força resultante sobre o bloco. Observe: Quando dois ou mais corpos de um sistema são ligados por cabos, eles se movem juntos, com a mesma aceleração.

Postagens relacionadas: