Como recolher IOF sobre contrato de mútuo?
Como recolher IOF sobre contrato de mútuo?
Ouça em voz altaPausarMútuo com Valor Definido e Prazo Determinado 1ª parcela: Alíquota do IOF: 0,0082% (diária) x 90 dias = 0,738% + 0,38% (adicional) = 1,118% Cálculo do IOF: R$ 50.000,00 x 1,118% = R$ 559,00.
Quem é responsável pelo recolhimento do IOF?
Ouça em voz altaPausarEsse imposto é pago por pessoas físicas e jurídicas que realizam operações de crédito (empréstimos, câmbio e seguros) ou operações relativas a títulos ou valores mobiliários, por exemplo investimentos na Bolsa.
Como entender o conceito do contrato de mútuo?
Primeiro, vamos entender o conceito do contrato de mútuo, que é o contrato em que o mutuante (credor pessoa jurídica) entrega ao mutuário (devedor pessoa jurídica ou física) uma determinada quantia em dinheiro (coisa tangível), por certo tempo.
Qual é a receita de mútuo?
A receita de mútuo é considerada como receita financeira, para fins de tributação do PIS e COFINS, na pessoa jurídica mutuante. Para maiores detalhes, acesse o tópico Mútuo Financeiro - Tratamento Fiscal no Guia Tributário Online.
Como é calculado o IOF devido?
O IOF devido é calculado por alíquotas diárias incidentes sobre a respectiva base de cálculo (saldo devedor): 2) para mutuário pessoa jurídica: 0,0041% ao dia.
Como calcular o IOF devido no mês de maio?
O valor devido do IOF deverá ser recolhido pelo mutuante (credor) até o 3º dia útil subsequente ao decêndio de apuração, ou seja, no dia 15 de abril de 2020, com código 1150 e período de apuração 20. Neste exemplo, vamos considerar também, dados para calcular o IOF devido no mês de maio e as informações a seguir: