Como calcular a iluminação natural?

Índice

Como calcular a iluminação natural?

Como calcular a iluminação natural?

Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.

Como calcular a área de uma janela?

Vamos usar o seguinte exemplo: Um quarto de 3m x 4m possuí 12 m² de área, por seguinte não poderá ter janelas cuja área seja menor que 1/6 de 12 m², ou seja, 2 m². Uma janela de 1 m de largura por 1,50 m de altura tem uma área de 1,50 m² o que é insuficiente no nosso caso, pois o mínimo é de 2 m² .

O que é área de iluminação e ventilação?

O quadro de áreas de iluminação e ventilação muitas vezes são um pouco chatinhos de se fazer, mas não é nada de outro mundo, na verdade é muito simples! Este quadro indica em porcentagem a quantidade de luz e ventilação natural que os ambientes projetados recebem diretamente do meio externo.

Como fazer o cálculo de iluminação?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Qual o tamanho ideal para janela?

Não há um padrão estabelecido entre os fabricantes, mas as medidas mais encontradas para cada janela são definidas por cada ambiente: Banheiros: 0,60 x 0,60 m; Quartos e salas: 1,20 x 1,20 m; Cozinhas: 0,60 x 0,80 m.

Como calcular o peitoril de uma janela?

O tamanho padrão de um peitoril, que é a distância entre o piso e a parte de baixo da janela, deve ser de 1,10 m. Se tomarmos como exemplo uma janela de 1 m, a altura total do chão até o topo será de 2,10 m.

Qual a iluminação do ambiente?

A iluminação é muito influenciada pelo tipo de atividade que se pretende exercer no ambiente, e é partir dela que será definida a quantidade de luz adequada, ou seja, o nível de iluminância que é o ambiente precisa receber.

Como calcular a quantidade de luz de um ambiente?

Cada ambiente tem uma diferente necessidade de luz, incluindo a cor da mobília, cor das paredes e quantidade de aberturas de iluminação natural. Esse cálculo é apenas um pré dimensionamento para se chegar a uma sugestão de quantidade que deve ser posteriormente calculada para se validar.

Como realizar o cálculo de lâmpadas necessárias em um ambiente?

Por estes motivos, realizar o cálculo de lâmpadas necessárias em um ambiente se torna passo importante na hora de decorar o lar.

Como calcular o nível de iluminação artificial?

Para avaliar se o tipo de iluminação artificial está bem dimensionado para o ambiente, precisaremos calcular o nível de iluminância. Neste exemplo iremos considerar as porcentagens de reflectância de 10% para o piso (tom escuro), 50% para a parede (tom médio) e 80% para o teto (tom claro).

Postagens relacionadas: