Como calcular a indutância total de um circuito?
Índice
- Como calcular a indutância total de um circuito?
- Como calcular a corrente de uma bobina?
- Como calcular a impedancia equivalente de um circuito?
- O que é indutância de uma bobina?
- Como calcular a impedância total do circuito?
- Como funcionam os indutores variáveis?
- Qual o tipo de indutor cilíndrico de modo comum?
- Qual o tamanho de um indutor fixo?
Como calcular a indutância total de um circuito?
Quando um circuito possui indutores associados em série, a indutância total do circuito será a soma das indutâncias individuais de cada indutor, desde que esses indutores estejam separados entre si por uma distância suficiente, que impeça que ocorra indutância mútua entre eles.
Como calcular a corrente de uma bobina?
Para calcular a corrente em um circuito indutivo, basta aplicar a Lei de Ohm e substituir “R” por “XL”.
Como calcular a impedancia equivalente de um circuito?
Fórmulas
- Impedância Z = R ou XLou XC(se houver somente uma)
- Impedância somente em série Z = √(R2 + X2) (se houver R e um tipo de X)
- Impedância somente em série Z = √(R2 + (|XL - XC|)2) (Se houver R, XL e XC)
- Impedância em qualquer circuito = R + jX (j é o número imaginário √(-1))
- Resistência R = I / ΔV.
O que é indutância de uma bobina?
No eletromagnetismo e na eletrônica, a indutância é a tendência de um condutor elétrico se opor a uma mudança na corrente elétrica que flui por ele. O fluxo de corrente elétrica cria um campo magnético ao redor do condutor. A intensidade do campo depende da magnitude da corrente e segue quaisquer mudanças na corrente.
Como calcular a impedância total do circuito?
Se houverem somente indutores no circuito, ou somente capacitores, a impedância total é igual à reatância total. Calcule-a da seguinte maneira: Indutores em série: X total = X L1 + X L2 + ... Capacitores em série: C total = X C1 + X C2 + ... Indutores em paralelo: X total = 1 / (1/X L1 + 1/X L2 ...)
Como funcionam os indutores variáveis?
Já os indutores variáveis, como o próprio nome diz, permitem variar a sua indutância, ou seja, esses dispositivos possuem fendas nas extremidades do núcleo, e ao serem giradas no sentido interno do núcleo, fazem com que haja interação do núcleo ferromagnético, elevando assim, a intensidade do campo magnético e o nível de indutância.
Qual o tipo de indutor cilíndrico de modo comum?
Indutores do tipo cilíndrico de modo comum: Usado em filtros de linha CA, e carregadores de baterias. Esperamos que tenham entendido a diferença dos principais tipos de indutores e as aplicações desse dispositivo nas diversas áreas da eletrônica.
Qual o tamanho de um indutor fixo?
Assim como os resistores e capacitores, os indutores podem ser definidos como fixos ou variáveis. Os indutores fixos são fabricados em várias formatos e tamanhos, em geral, o tamanho de um indutor é dependente do tipo de construção, especificação da corrente e as características do núcleo utilizado. Alguns exemplos de indutores fixos.