Como encontrar a geratriz de um tronco de cone?

Índice

Como encontrar a geratriz de um tronco de cone?

Como encontrar a geratriz de um tronco de cone?

Geratriz do tronco de cone Dado um tronco de cone, é possível calcular o valor da geratriz desse sólido utilizando o teorema de Pitágoras, quando conhecemos os raios da base maior e menor, além da altura.

Como calcular a área lateral de um tronco de cone?

Área lateral:

  1. Para calcular a área lateral precisamos encontrar a medida da geratriz. Para isso, vamos aplicar o teorema de Pitágoras: g² = r² + h² ⇒ g² = 2² + 5² ⇒ g² = 4 + 25 ⇒ ...
  2. Com a medida da geratriz em mãos podemos calcular a área da lateral, para isso vamos aplicar a fórmula: Al = π . r . g ⇒ Al = π . 2 .

Como se calcula o volume do tronco de cone?

O volume do cone é calculado pelo produto entre a área da base e a medida da altura, e o resultado dividido por três.

Como calcular a área de um tronco?

A área do tronco da pirâmide pode ser obtida pela soma das áreas de suas bases com a área lateral. A área do tronco da pirâmide pode ser calculada de algumas formas diferentes. O mais comum é calcular a área de cada um dos polígonos separadamente e, depois, somar esses resultados.

Qual a razão entre o volume do tronco do cone e o volume do cone?

A fórmula do volume do tronco de cone é obtida fazendo a diferença entre o volume do cone original e o volume do cone menor, gerado após a secção transversal do plano. Realizando os cálculos da diferença entre esses dois volumes, obtemos a fórmula: Não pare agora...

Postagens relacionadas: