Como calcular lux por ambiente?
Como calcular lux por ambiente?
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Como calcular o fator de utilização da luminária?
O fator de utilização (U) é um dado fornecido pelos fabricantes de luminárias. Ele indica o desempenho da luminária de acordo com as refletâncias do ambiente. Para determinar o fator de utilização, basta utilizar a tabela do fabricante cruzando o índice de recinto (k) com os índices de refletância.
Como calcular o nível de iluminação?
Uma vez conhecido o nível de iluminância, pode-se fazer o cálculo luminotécnico para determinação do número de luminárias necessário para obtenção das condições adequadas de iluminação do ambiente.
Como fazer um cálculo de iluminação on-line?
Esse cálculo é apenas um pré dimensionamento para se chegar a uma sugestão de quantidade que deve ser posteriormente calculada para se validar. A Ilunato oferece um curso de iluminação gratuito e on-line que ensina fazer um cálculo detalhado por meio do programa Relux (versão gratuíta).
Qual é o valor médio da iluminação?
Portanto, geralmente é necessário um conhecimento prévio nessa etapa. A medida da quantidade de luz presente (ou da quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado) é o Lux, e o valor médio utilizado para cada tipo de ambiente varia de acordo com a necessidade e atividade a ser realizada.
Como avaliar o tipo de iluminação artificial?
Agora é só verificar qual lâmpada ou luminária você quer usar e acertar em cheio na luz! Para avaliar se o tipo de iluminação artificial está bem dimensionado para o ambiente, precisaremos calcular o nível de iluminância.