O que é a liquidez imediata?
O que é a liquidez imediata?
A liquidez imediata é uma medida utilizada para apontar a capacidade que uma companhia possui, nesse exato momento, de arcar com as suas dívidas de curto prazo.
Como calcular a liquidez imediata?
Liquidez imediata apura a saúde financeira de uma empresa no curto prazo, destacando sua capacidade de honrar dívidas. Veja como calcular. A liquidez imediata (LI) de uma empresa diz muito sobre a sua saúde financeira. Esse é um índice que responde o quanto do dinheiro disponível no caixa consegue cobrir suas obrigações de curto prazo.
Qual o valor da liquidez imediata?
No caso da liquidez imediata, o valor encontrado mede o quanto os ativos mais líquidos de uma empresa conseguem pagar de suas obrigações de curto prazo. Por isso, os dados utilizados para o cálculo são o Caixa e Equivalentes ao Caixa – como aplicações em CDB, LCI e LCA.
Como analisar a liquidez da empresa?
Vamos começar analisando a liquidez da empresa, que é a capacidade de pagamento das dívidas de curto ou longo prazo. Também é chamada de solvência. Para citar os principais indicadores de liquidez, recorro ao excelente livro “ Valuation: Como Precificar Ações ”, do economista Alexandre Póvoa:
Como calcular a liquidez do negócio?
Calcular e compreender corretamente os seus índices financeiros, como o de liquidez, pode ajudar a identificar a real situação do negócio e então definir prioridades. Se a liquidez do negócio é positiva, a saúde financeira está em dia e é possível até pensar em reinvestir para crescer.