Como calcular a iluminação?

Índice

Como calcular a iluminação?

Como calcular a iluminação?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Como fazer um cálculo de iluminação on-line?

Esse cálculo é apenas um pré dimensionamento para se chegar a uma sugestão de quantidade que deve ser posteriormente calculada para se validar. A Ilunato oferece um curso de iluminação gratuito e on-line que ensina fazer um cálculo detalhado por meio do programa Relux (versão gratuíta).

Como calcular o nível de iluminação artificial?

Para avaliar se o tipo de iluminação artificial está bem dimensionado para o ambiente, precisaremos calcular o nível de iluminância. Neste exemplo iremos considerar as porcentagens de reflectância de 10% para o piso (tom escuro), 50% para a parede (tom médio) e 80% para o teto (tom claro).

Como calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação?

Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.

Quais são as variáveis necessárias para cálculo de iluminação por metro quadrado?

São levados em consideração todas as variáveis necessárias para que a iluminação utilizada seja adequada ao local e neste processo o cálculo luminotécnico considera: Altura da instalação, comprimento e largura da construção para o cálculo de iluminação por metro quadrado.

Postagens relacionadas: