Como calcular a massa unitária?

Índice

Como calcular a massa unitária?

Como calcular a massa unitária?

Ouça em voz altaPausara) Calcular o índice de vazios empregando a fórmula seguinte: onde: Ev = índice de volume de vazios nos agregados, em porcentagem. rw = massa específica da água, em kg/m3. rap = massa unitária média do agregado, em kg/m3.

O que é massa unitária?

Ouça em voz altaPausar8.2) Massa unitária: Segundo a NBR 7810 a massa unitária é a massa da unidade de “volume aparente” do agregado, isto é, incluindo na medida deste volume os vazios entre os grãos. ... O termo massa unitária é assim relativo ao volume ocupado por ambos: agregados e vazios.

Para que serve a massa unitária do agregado?

Ouça em voz altaPausarÉ utilizada para transformar massa em volume e vice-versa. Massa unitária compactada é a relação entre sua massa e seu volume compactado segundo um determinado processo, considerando-se também os vazios entre os grãos. Pode ser feita com um único agregado ou com uma composição destes.

Qual a diferença de massa específica é massa unitária?

Ouça em voz altaPausarA diferença é que a Massa específica tem como unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos . já a massa unitária é a razão entre a massa de um agregado lançado em um recipiente e o volume deste recipiente .

Como calcular a massa seca?

Ouça em voz altaPausarComo utilizamos 100 gramas de amostra inicialmente, o peso final da amostra corresponde à porcentagem da matéria seca do material. Caso não tenha utilizado 100 gramas de amostra, é possível calcular a porcentagem de MS da amostra dividindo o peso inicial da amostra pelo peso final multiplicado por 100.

Como calcular a massa umida?

Ouça em voz altaPausarSe tivermos um metro cúbico de cavacos com 50% de umidade, o material contido nesse metro cúbico poderia ter uma massa úmida de, por exemplo, 300 kg – logo a massa específica úmida seria 300 kg/m³ de cavacos. Agora, se retirarmos a água desses cavacos (50%) sobrariam 150 kg de massa seca.

O que é massa agregada?

Ouça em voz altaPausarINTRODUÇÃO Massa unitária de um agregado é a relação entre sua massa e seu volume sem compactar, considerando-se também os vazios entre os grãos. É utilizada para transformar massa em volume e vice-versa.

Qual é a função dos agregados?

Ouça em voz altaPausarOs agregados definem várias das características desejadas em um concreto, como retração e resistência, a um custo baixo. ... Entre outras finalidades de extrema importância dos agregados para concreto, destacam-se: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através dos grãos.

O que é índice de vazios de um agregado?

Ouça em voz altaPausarA porcentagem de vazios não compactados é calculada como a diferença entre o volume do cilindro e o volume absoluto do agregado de granulometria fina contido no mesmo. A porcentagem de vazios não compactados é calculada usando a massa específica aparente do agregado de granulometria fina.

Qual a importância da massa unitária?

A massa unitária tem grande importância na tecnologia, pois é por meio dela, que se podem transformar as composições das argamassas e concretos dadas em peso para o volume e vice-versa. Pela nomenclatura adotada pela a imagem acima temos para o cálculo das massa especificas:

Como calcular a massa unitária da superfície seca?

Se necessário calcular a massa unitária na condição saturada superfície seca, usar a onde: ras = massa unitária do agregado, em kg/m3. A unidade poderá ser apresentada em kg/dm3 ou T/m3.

Como calcular a massa específica?

É calculada através da seguinte fórmula: μ = m/v. Onde, μ: massa específica m: massa v: volume. Trata-se da mesma fórmula usada para calcular a densidade. Acontece que quando um corpo tem aberturas no seu interior (é oco), a massa específica considera apenas o volume preenchido.

Qual é a massa da unidade de volume?

É a massa da unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos. Sua determinação é feita através do picnômetro, da balança hidrostática ou pelo frasco de Chapman. Sempre que não for possível sua determinação, pode-se adotar o valor de 2,70 kg/dm3 para os agregados miúdo e graúdo e de 3,10 kg/dm3 para o cimento.

Postagens relacionadas: