Como dimensionar a malha de aterramento?

Índice

Como dimensionar a malha de aterramento?

Como dimensionar a malha de aterramento?

Para um bom dimensionamento da malha de aterramento (classes I e II), é imprescindível a execução prévia de uma prospecção da resistividade de solo por meio de aparelhos tipo Terrômetros.

Como calcular sistema de aterramento?

A quantificação do valor da resistência de aterramento pode ser traduzida através da relação entre o valor da tensão resultante no eletrodo e o valor da corrente injetada no solo através do mesmo.

Como calcular a quantidade de hastes de aterramento?

Para ter a certeza de um bom aterramento, se possível, como a boa técnica manda, utilize um TERRÔMETRO para medir a resistência e essa medida deve ficar abaixo de 10 ohms. Para um melhor aterramento use no mínimo 03 barras de cobre interligadas entre elas, como mostram as imagens abaixo.

Quais os principais elementos de uma malha de terra?

Uma malha de terra é um tipo de aterramento usual em instalações de grande porte, sendo essenciais em sistemas de energia elétrica, em particular nas usinas e subestações. Trata-se de um reticulado de cabos horizontalmente enterrados, interligados por juntas mecânicas ou soldadas, e hastes cravadas verticalmente.

Qual é o tamanho de uma haste de aterramento?

Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois estas conseguem diminuir o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestida de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.

Quais os tipos de malha de aterramento?

O neutro é azul, o fio da fase é marrom, cinza ou preto, e o fio terra é sempre verde ou verde e amarelo. Graças a esse código, é fácil localizar cada cabo quando você quiser fazer um reparo ou instalar um nova tomada.

Quais as etapas de um sistema de aterramento?

O projeto deve ser feito seguindo normas vigentes da ABNT. Algumas etapas do processo de aterramento envolvem: definir o local em que será feito, realizar a estratificação do solo, escolher o tipo de sistema de aterramento e fazer o seu dimensionamento.

Qual o valor de um bom aterramento?

5 ohms O valor ideal para um bom aterramento deve ser menor ou igual a 5 ohms, e se este valor não for alcançado com apenas uma barra de aterramento, tem-se duas opções: o tratamento quimico do solo ou agrupamento de barras em paralelo, vide fig.

Qual a distância de uma haste de aterramento?

3 metros A distância entre as hastes deve ser de 3 metros de distância, conforme imagem abaixo: Clique aqui e assista o vídeo com mais informações sobre aterramento!

Qual o diâmetro da haste de aterramento?

As mais comuns (mas não se limitando apenas a estas), são as de ¾” e 5/8”. É comum o fornecedor te vender haste de ¾ e te entregar 5/8” ou ½” .

Como realizar uma prospecção da malha de aterramento?

Para um bom dimensionamento da malha de aterramento (classes I e II), é imprescindível a execução prévia de uma prospecção da resistividade de solo por meio de aparelhos tipo Terrômetros. Esta prospecção – para as classes I e II – ​tem como objetivo estratificar o solo em camadas e permitir o correto dimensionamento do eletrodo de aterramento.

Qual a profundidade do condutor da malha de aterramento?

O condutor da malha de aterramento deve ser instalado a uma profundidade MÍNIMA de 0,5 m. Essa profundidade visa reduzir os efeitos das tensões de passo na superfície do solo ao mesmo tempo em que protege os condutores contra os efeitos mecânicos do solo, decorrentes das movimentações na superfície.

Qual a medição de aterramento?

a medição de aterramento permitirá você ter a certeza de que: 1 Sua instalação elétrica estará correta e segura 2 Os dispositivos de proteção irão atuar de maneira correta e eficiente 3 A descarga de elétrica estática será eficiente 4 O DR funcionará corretamente 5 As pessoas e os animais estarão seguros More ...

Qual é a malha de terra?

A malha de terra é um aterramento com baixa resistência elétrica, atendendo a todos os equipamentos como uma referência "zero" de tensão. O sistema deve resistir a correntes intensas, escoando a energia efetivamente para o solo.

Postagens relacionadas: