Como calcular a massa específica aparente seca?

Índice

Como calcular a massa específica aparente seca?

Como calcular a massa específica aparente seca?

A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V). Neste caso o teor de umidade do solo é zero (w=0).

Como calcular o volume de vazio?

O volume dos sólidos (Vs) é obtido através do ensaio de Massa Específica Real dos Grãos, o volume total da amostra (V) é calculado, por exemplo, pelo Método da Balança Hidrostática e por consequência, o volume de vazio (Vv) é a diferença entre os dois.

Como calcular umidade com base em massa seca?

O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.

Como calcular a massa específica?

É calculada através da seguinte fórmula: μ = m/v. Onde, μ: massa específica m: massa v: volume. Trata-se da mesma fórmula usada para calcular a densidade. Acontece que quando um corpo tem aberturas no seu interior (é oco), a massa específica considera apenas o volume preenchido.

Como calcular a massa específica de uma substância?

A fórmula usada para calcular-se a massa específica de uma substância é mostrada a seguir, confira: μ – massa específica (kg/m³, g/cm³, kg/L etc.) Massa específica é diferente de peso específico. O peso específico de um corpo diz respeito à razão entre o seu peso e volume.

Qual a massa específica de um solo seco?

Massa específica aparente seca é a massa específica de um solo seco determinada pelo seu correspondente volume deslocado de água. É ensaio feito em análise de solos consistindo na verificação da variação do peso e volume de um recipiente contendo água quando nele o seco.

Como calcular a massa de uma esfera?

Com base no cálculo, a alternativa correta é a letra B. Questão 2) No interior de uma esfera, de 4 cm de raio, há uma região de volume oca, de volume igual a 128 cm³. Sabendo-se que a massa da esfera é igual a 0,8 kg, a densidade da esfera e a massa específica da substância que a compõe são, respectivamente, iguais a:

Postagens relacionadas: