Como calcular a Macroporosidade do solo?
Como calcular a Macroporosidade do solo?
O valor da macroporosidade é obtido pela diferença da porosidade total e da microporosidade do solo (Equação 5). O valor da porosidade total não deve estar em porcentagem nesse cálculo, portanto deve-se dividir por 100 o valor da porosidade total antes de aplicar o cálculo da macroporosidade.
Qual a massa específica de um solo seco?
Massa específica aparente seca é a massa específica de um solo seco determinada pelo seu correspondente volume deslocado de água. É ensaio feito em análise de solos consistindo na verificação da variação do peso e volume de um recipiente contendo água quando nele o seco.
Qual a densidade dos solos?
As densidades dos solos são expressas em gramas por centímetros cúbicos ou kilogramas por metro cúbico e as amplitudes de variação situam-se dentro dos seguintes limites: - solos argilosos, de 0,90 a 1,25 g/cm3 - solos arenosos, de 1,25 a 1,60 g/cm3 - solos húmicos, de 0,75 a 1,00 g/cm3 - solos turfosos, de 0,20 a 0,50 g/cm3
Qual a massa de uma amostra de solo?
A massa total de uma amostra de solo (m, kg) é dada pela massa dos seus componentes: massa dos sólidos (ms, kg), massa da água (ma, kg) e massa do ar (mar, kg). Como a densidade do ar é muito menor que a dos demais componentes do solo (aproximadamente 1000 vezes menor que a da água), a sua massa é normalmente desprezada2. Assim:
Qual a densidade das partículas do solo?
A densidade de partículas de um solo, quer seco ou molhado, é sempre a mesma, desde que se subtraia da massa da amostra o peso da água contida. DENSIDADE DAS PARTÍCULAS Nos solos, seus valores variam, em média, entre os limites de 2,3 e 2,9 g.cm-3.