Como Antônio Cândido define a literatura?

Índice

Como Antônio Cândido define a literatura?

Como Antônio Cândido define a literatura?

Ouça em voz altaPausarCandido destaca que chama de literatura, nesse texto, tudo aquilo que tem toque poético, ficcional ou dramático nos mais distintos níveis de uma sociedade, em todas as culturas, desde o folclore, a lenda, as anedotas e até as formas complexas de produção escritas das grandes civilizações.

Como garantir o direito à literatura?

Ouça em voz altaPausarPara garantir o direito humano à literatura, é preciso um acervo organizado, disponível e de acesso livre para todas e todos, de todas as idades, cores, religiões e sexualidades. É preciso que o arranjo desse acervo convide, seduza e possibilite que as pessoas se formem leitoras e leitores.

O que é ter direito a literatura?

Ouça em voz altaPausarEm seu texto Direitos humanos e Literatura, Antonio Candido defende que a literatura é, ou ao menos deveria ser, um direito básico do ser humano, pois a ficção/fabulação atua no caráter e na formação dos sujeitos.

Qual a função da literatura Antônio Cândido?

Ouça em voz altaPausarPara Antonio Cândido (2002) é possível identificar três funções da literatura: a função psicológica, a função formadora e a função social. ... As fantasias expressas pela literatura, no entanto, têm sempre sua base na realidade, nunca são puras. Assim a modalidade de fantasia, talvez seja, a forma mais rica da literatura.

O que Antônio Cândido defende?

Ouça em voz altaPausarAntonio Candido defende o direito de todos à literatura, baseado na ideia de que a fabulação é uma necessidade básica do ser humano e na convicção sobre o enriquecimento produzido em cada um pela leitura.

O que significa estudar literatura?

Ouça em voz altaPausarA disciplina literatura que se estuda na escola trata dos textos produzidos por escritores de períodos diversos da história da humanidade. ... A literatura pode enriquecer sua vida, seja como simples entretenimento, seja como fonte de conhecimento e reflexão sobre valores e ideias.

Qual seria o papel do professor para garantir o direito à literatura?

Ouça em voz altaPausarO direito à literatura deve ser colocado em prática desde os princípios da socialização em casa e na escola. Para isso, profissionais da educação podem cumprir seu papel no incentivo a partir da estruturação de um acervo bem planejado e que atenda às necessidades da comunidade.

Qual o papel do professor para garantir o direito à literatura?

Ouça em voz altaPausarDessa forma, o professor atribui à Literatura a função psicológica (CANDIDO, 2002), pois ele acredita que a literatura dá ao ser humano o poder de fabulação (fan- tasiar, sonhar), a função de conhecimento do mundo e do ser (CANDIDO, 2002), já que é a partir dela que o aluno se identificará com o outro e se compreender ...

Porque a leitura é um direito?

Ouça em voz altaPausarTodas as crianças têm o direito de ler, valer dizer, o direito à leitura deve ser assegurado a todos. Sendo a leitura instrumento básico para a informação e o saber tem que ser garantido a todos a aquisição desta habilidade, garantindo bases para o desenvolvimento pessoal e da própria sociedade.

Qual é a definição de direitos humanos para Cândido?

Ouça em voz altaPausarNo ensaio, Candido julga que os direitos humanos possuem um pressuposto: "reconhecer que aquilo que consideramos indispensável para nós é também indispensável para o próximo". Dessa forma, defende a literatura como um direito universal.

Postagens relacionadas: