Como calcular a moda de uma tabela de freqüência?

Índice

Como calcular a moda de uma tabela de freqüência?

Como calcular a moda de uma tabela de freqüência?

Para se calcular a moda, basta obter o ponto central do intervalo de maior freqüência. No caso do exemplo, o intervalo de maior freqüência é o quarto, que vai de 5,5 a 6,0. Seu ponto central é 5,75 и . Também se pode falar de intervalo ou classe modal.

Como calcular moda agrupada?

Para calcular a moda quando temos dados agrupados basta verificar qual classe possui a maior freqüência. Essa será a classe modale a moda será dada pelo ponto médio da classe modal.

Como calcular o desvio padrão de uma tabela de freqüência?

  1. A fórmula do desvio-padrão pode parecer confusa, mas ela vai fazer sentido depois de a desmembrarmos. ...
  2. Etapa 1: calcular a média.
  3. Etapa 2: calcular o quadrado da distância entre cada ponto e a média.
  4. Etapa 3: somar os valores da Etapa 2.
  5. Etapa 4: dividir pelo número de pontos.
  6. Etapa 5: calcular a raiz quadrada.

Qual a freqüência da moda?

Moda: A moda é o ponto médio da classe de maior freqüência. Portanto: Moda = 5,25 cm. A classe modal é a classe de maior freqüência. Logo: Classe modal = (5,1 a 5,4) cm.

Quais as freqüências acumuladas da tabela?

Olhando na coluna das freqüências acumuladas da tabela, vemos que o dado de ordem 25,5 cai dentro do quarto intervalo de classe, que vai de 5,5 a 6,0. Portanto, já sabemos que a mediana tem que valer entre 5,5 e 6,0.

Como identificar a freqüência da classe?

– Identifique a maior freqüência da classe na tabela e marque esse número (ou outro um pouco maior) na extremidade do eixo vertical; divida esse eixo em algumas partes e marque os valores correspondentes – Desenhe um retângulo, para cada classe, com largura igual à largura da classe e com altura igual à freqüência da classe

Qual a distribuição de freqüência?

Uma distribuição de freqüênciaé um método de se agrupar dados em classes de modo a fornecer a quantidade (e/ou a percentagem) de dados em cada classe Com isso, podemos resumir e visualizarum conjunto de dados sem precisar levar em conta os valores individuais.

Postagens relacionadas: