Como calcular a necessidade de fósforo?

Índice

Como calcular a necessidade de fósforo?

Como calcular a necessidade de fósforo?

Vamos usar uma média de 20% de fósforo assimilável pela planta. Se queremos elevar o teor de fósforo do solo para 12 mg/dm3, existe um déficit de 8 mg/dm³ (12-4). Então, 8 mg/dm³ de P x 2 = 16 kg de P/ha.

Como saber o teor de fósforo no solo?

O teor de fósforo no solo é estimado pelo extrator Mehlich-1 que é uma mistura dos ácidos sulfúrico e clorídico. A interpretação dos teores de fósforo no solo estimados pelo Mehlich-1 tem que levar em consideração o teor de argila. O extrator Mehlich-1 é sensível ao teor de argila.

Como calcular a necessidade de adubação?

A princípio, se é preciso 90 kg/ha de K2O, então (90/27) x 1 kg. Arredondamos para uma aplicação de 340 kg/ha. Portanto, esses 340 kg/ha x 22 (garantia de P2O5 da fórmula) divididos por 100 vão fornecer 75 kg/hade P2O5. No entanto, se multiplicarmos a relação por 2 teremos uma outra formulação: 00-15-18.

Como aplicar o fósforo?

Dessa maneira, a disponibilização de P deve ser feita em solos com o pH em torno de 5,5 a 6,5. Assim, para suprir a quantidade de fósforo nas plantas, é recomendável a aplicação na semeadura e/ou plantio. É preciso posicionar essa adubação ao lado da semente ou abaixo da mesma, chamada também de aplicação de arranque.

Quantos kg de fósforo P tem em 100 kg de superfosfato simples?

O supersimples (SS) possui, na sua composição, 18% de P2O5. Isto quer dizer que em 100 kg de SS temos 18 kg de P2O5.

Qual o nível ideal de matéria orgânica no solo?

O teor de matéria orgânica é útil para dar idéia da textura do solo, com valores até de 15 g/dm3 para solos arenosos, entre 16 e 30 g/dm3 para solos de textura média e de 31 a 60 g/dm3 para solos argilosos.

O que é a fixação de fósforo no solo?

Resumo: Fixação de nutrientes das plantas no solo, pode ser definida como o processo pelo qual nutrientes, prontamente solúveis, são transformados em formas menos solúveis, por reações com compostos orgânicos ou inorgânicos do solo, resultando uma restrição na mobilidade dos nutrientes ou decrescimo na sua ...

Qual a disponibilidade do fósforo no solo?

Entretanto, a disponibilidade pode ser estimada através da capacidade tampão (medida da variação do P-labil / P-solução) que representa a capacidade que o solo tem para manter certo teor de fósforo na solução do solo (P-disponível).

Qual o nível crítico de fósforo no solo?

O nível crítico de P disponível no solo são os valores do limite superior da classe média. As taxas de recuperação de fósforo no solo e os níveis críticos obtidos pelos extratores Mehlich-1 e Mehlich-3 são influenciados pela capacidade de tampão P do solo, avaliada pelo teor de argila do solo e o restante de fósforo.

Qual a capacidade máxima de absorção de fósforo pelo solo?

A capacidade tampão de fosfatos e a capacidade máxima de absorção de fósforo pelo solo apresentam estreita correlação com o fósforo-remanescente (P-rem).

Qual a diferença entre fósforo e adubação no solo?

Aula 3: Fósforo e adubação fosfatada 9Fósforo na planta 9Fósforo no solo 9Avaliação da disponibilidade de fósforo 9Recomendação da adubação fosfatada 9Filosofia da adubação 9Fertilizantes fosfatados FÓSFORO NOS CULTIVOS

Postagens relacionadas: