Como calcular a PaCO2 ideal?

Índice

Como calcular a PaCO2 ideal?

Como calcular a PaCO2 ideal?

Se a gasometria arterial nos mostrar uma Acidose metabólica como distúrbio primário, a fórmula da PCO2 desejada é: PCO2 desejada = (HCO3 x 1,5) + 8.

O que é PCO2 na gasometria?

Os parâmetros principais observados no exame de gasometria são: SatO2 (Saturação de oxigênio); pCO2 (Pressão parcial do gás carbônico);

Como saber se é alcalose Metabolica ou respiratória?

A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).

Qual o valor normal do PCO2?

PCO2 (pressão parcial de gás carbônico): 35 - 45 mmHg.

O que acontece quando o pO2 está baixo?

pO2 (pressão parcial do oxigênio) A pO2 dentro do seu valor mmHg determina uma boa eficácia das trocas de oxigênio entre alvéolos e capilares pulmonares. Se a pO2 se encontrar abaixo de 80 mmHg, há um quadro de hipoxemia. Se por outro lado, estiver acima de 100 mmHg, chamamos de hiperoxemia.

Como interpretar um exame de gasometria arterial?

Se a pCO2 estiver dentro da faixa esperada significa que está ocorrendo compensação, dessa forma, temos uma acidose metabólica COMPENSADA. Se estiver abaixo do valor mínimo esperado significa que está ocorrendo uma hiperventilação maior do que deveria e, por isso, existe TAMBÉM uma alcalose respiratória associada.

Quando ocorre a alcalose Metabolica?

Alcalose metabólica é o aumento primário de bicarbonato (HCO3−), com ou sem aumento compensatório da pressão parcial do dióxido de carbono (Pco2); o pH pode estar elevado ou quase normal. Causas comuns incluem vômitos prolongados, hipovolemia, utilização de diurético e hipopotassemia.

Postagens relacionadas: