Qual o perigo de se fazer uma transfusão de sangue tipo B para uma pessoa do tipo A?
Índice
- Qual o perigo de se fazer uma transfusão de sangue tipo B para uma pessoa do tipo A?
- Qual é a principal característica do sangue tipo A?
- O que acontece quando uma pessoa do grupo a doar sangue para uma pessoa do grupo B?
- Qual é o perigo de se fazer transfusão?
- O que caracteriza o tipo de fator RH de uma pessoa?
- Por que para realizar uma transfusão sanguínea Deve-se saber qual é o tipo sanguíneo do doador e receptor?
Qual o perigo de se fazer uma transfusão de sangue tipo B para uma pessoa do tipo A?
A incompatibilidade sanguínea em casos de transfusões causa a aglutinação das hemácias, ou seja, formam-se aglomerados como se fossem coágulos. Essa situação resulta no entupimento dos capilares sanguíneos, comprometendo a circulação sanguínea.
Qual é a principal característica do sangue tipo A?
Os tipos sanguíneos do sistema ABO são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios e aglutininas. O sangue tipo A, por exemplo, possui como principal característica a presença: a) de aglutinogênio B.
O que acontece quando uma pessoa do grupo a doar sangue para uma pessoa do grupo B?
Se a doação for feita para uma pessoa do grupo B ou O, ocorrerá aglutinação das hemácias doadas no interior dos vasos sangüíneos do receptor, devido à aglutinina anti-A contida em seu plasma.
Qual é o perigo de se fazer transfusão?
Dentre as complicações relacionadas à transfusão, destacam-se a transmissão de doenças infecciosas como o HIV (vírus da imunodeficiência humana), hepatites B e C, infecções bacterianas, doenças por príons, e outras doenças emergentes como a febre chikungunya e protozooses, as complicações inflamatórias como a sepse ( ...
O que caracteriza o tipo de fator RH de uma pessoa?
Esse fator é muito utilizado para classificar os tipos sanguíneos, e quando a proteína está presente nas hemácias indica que o sangue é Rh positivo (Rh+) ou quando não existe essa proteína na hemácia, indica que o sangue da pessoa é Rh negativo (Rh-).
Por que para realizar uma transfusão sanguínea Deve-se saber qual é o tipo sanguíneo do doador e receptor?
Para realizar-se uma transfusão de sangue é necessário que se conheça o tipo sanguíneo ABO e Rh do receptor e do doador. Por exemplo, associando a classificação ABO com o fator Rh, temos os oito tipos de sangue citados: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-. Os tipos Rh+ não devem doar para tipos Rh-.