Como é apurado o ganho de capital nas empresas no Simples Nacional?

Índice

Como é apurado o ganho de capital nas empresas no Simples Nacional?

Como é apurado o ganho de capital nas empresas no Simples Nacional?

Determinação do ganho de capital O ganho de capital na alienação de ativos equivale à diferença positiva (lucro) entre o valor de alienação (venda) e o respectivo valor contábil (custo).

Quais impostos incidem sobre venda de imobilizado?

O imposto de renda deverá ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao da venda. A empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL ao vender um bem de seu ativo imobilizado deverá apurar o ganho de capital sobre o qual incidirá imposto de renda a razão de 15% a 22,5 de acordo com o ganho de capital apurado.

O que é a vida útil utilizada no cálculo da depreciação?

A vida útil é o tempo que leva entre a aquisição do produto e o momento em que ele deixa de gerar caixa ou começar a representar um custo. Já o valor residual é o valor que sobra, em relação ao custo de aquisição, quando a vida útil do bem termina. É possível que, em caso de desgaste total, o valor residual seja zero.

Como contabilizar ganho de capital Simples Nacional?

Base de cálculo Os Ganhos de Capital apurado na forma do Simples Nacional consiste na diferença positiva entre o valor da alienação do bem e o respectivo custo de aquisição, diminuídos da depreciação, amortização ou exaustão acumulada, ainda que a empresa não mantenha escrituração contábil.

Como calcular ganho de capital pessoa jurídica Simples Nacional?

No cálculo da estimativa mensal, seja para determinação da base de cálculo do IRPJ como para a CSLL, o valor do ganho de capital será acrescido a base estimada, ou seja, apenas depois da aplicação do percentual determinado de acordo com a atividade exercida pela pessoa jurídica.

Postagens relacionadas: