Qual é a capacidade calorífica do calorímetro?

Índice

Qual é a capacidade calorífica do calorímetro?

Qual é a capacidade calorífica do calorímetro?

Geralmente, a capacidade calorífica de um calorímetro é determinada colocando-se uma certa quantidade de água fria (ex. 100 mL a ± 25°C ) a uma determinada temperatura (Tf) em seu interior e mistura-se uma mesma quantidade de água (ex. 100 mL a ± 70°C ) uma outra temperatura mais quente (Tq).

O que é a Lei de Hess?

A Lei de Hess afirma que: em uma reação química, o calor liberado ou absorvido é constante e independente do número de etapas pelas quais a reação passa. Ou seja, a lei estabelece que a variação de entalpia de uma reação química depende apenas do seu estado inicial e do seu estado final.

O que é ∆ Q?

Q representa a variação no calor sensível; m é a massa; c é o calor específico do material, e ΔT é a variação de temperatura durante o experimento. (o corpo se aquece).

Qual a capacidade calorífica de uma substância?

Assim, quando a capacidade calorífica de uma substância é dada para um mol dessa substância, ela passa a designar-se calor específico molar. Outro conceito que está relacionado com o calor específico é o de capacidade térmica (C).

Qual a unidade de medição da capacidade de calor?

Em seguida, a unidade de medição da capacidade de calor no sistema internacional é o joule por kelvin (J / K). A capacidade de calor pode ser medida a pressão constante C p ou em volume constante C v.

Como calcular o calor específico?

Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula: c = Q/m. Δθ ou c = C/m No Sistema Internacional (SI), o calor específico é medido em J/Kg.K (Joule por quilograma e por Kelvin).

Como calcular a capacidade térmica?

Para calcular a capacidade térmica utiliza-se a seguinte fórmula: Se um corpo possui a capacidade térmica de 20 cal/°C, isto significa que quando ele receber ou ceder 20 calorias, sua temperatura aumentará ou diminuirá de 1°C.

Postagens relacionadas: