Como calcular a probabilidade de um evento não ocorrer?

Índice

Como calcular a probabilidade de um evento não ocorrer?

Como calcular a probabilidade de um evento não ocorrer?

A probabilidade de um evento (A num espaço amostral S) NÃO OCORRER, é igual a 1 menos a probabilidade de que ele ocorra.

Qual a probabilidade de um evento certo acontecer?

Um evento certo é igual ao espaço amostral, por isso, a probabilidade de que um evento certo ocorra é de 100%. Ex: chance de sair um número natural no lançamento de um dado. Um evento impossível ocorre quando o conjunto é vazio, ou seja, não possui nenhum ponto amostral. Ex: chance de sair 7 no lançamento de um dado.

Como calcular a probabilidade de eventos exclusivos?

Só é possível calcular a probabilidade quando o evento em questão acontece ou não acontece — já que os dois não podem ser válidos ao mesmo tempo. Veja alguns exemplos de eventos mutuamente exclusivos: tirar 5 em um jogo de dados (o dado cai no 5 ou não cai no 5); um cavalo específico vencer uma corrida (o cavalo vence ou perde) etc.

Qual a probabilidade condicional de um evento?

Probabilidade condicional significa que um evento (B) só poderá ocorrer se o evento (A) já tiver ocorrido. Chamamos de probabilidade condicional de B sobre A. O símbolo dessa probabilidade é: A fórmula para calcular essa probabilidade condicional é dada pela probabilidade de intersecção entre A e B, dividido pela probabilidade de A:

Qual a probabilidade de sair um evento simples?

Pode ser chamado de evento simples quando possui apenas um elemento, ou seja, só há a chance de sair um resultado único. Ex: chance de sair 1 no lançamento de um dado. Um evento certo é igual ao espaço amostral, por isso, a probabilidade de que um evento certo ocorra é de 100%. Ex: chance de sair um número natural no lançamento de um dado.

Postagens relacionadas: