Qual a presunção do Lucro Presumido?

Índice

Qual a presunção do Lucro Presumido?

Qual a presunção do Lucro Presumido?

Como o próprio nome diz, para calcular o valor devido de impostos, a Receita Federal presume o quanto do faturamento da sua empresa foi lucro. Essa presunção não é feita caso a caso, mas obedece uma tabelinha. Para o IRPJ, a Receita utiliza a seguinte tabela para o Lucro Presumido: 1,6% – Revenda de combustíveis.

Como é calculado o Lucro Presumido?

Para calcular o Lucro Presumido, esse sistema leva em conta uma projeção do faturamento com base em anos-calendários anteriores e de quanto será o percentual de lucro em cima desse montante. Ou seja, em vez de considerar o lucro real que o empreendedor terá, a Receita Federal considera um valor presumido.

Como calcular o Lucro Presumido e lucro real?

Para as empresas prestadores de serviço, existe a base de cálculo de 32% ao mês para o lucro presumido....Lucro Real x Lucro Presumido – Qual a diferença.
TRIBUTOVALOR% S/ FAT
PIS1.300,000,65%
IRPJ (Parcela até R$ 187.500,00)9.000,004,8%
IRPJ (Sobre o excedente de R$ 12.500,00)1.000,000,5%
CSLL5.760,002,88%

Qual a presunção do lucro na atividade de locação de mão de obra?

Atividade Econômica PredominantePercentual de Presunção (1)Percentual Direto (3)
Administração, Locação ou Cessão de Bens Imóveis, Móveis e Direitos de Qualquer Natureza, como por exemplo: Franchising, Factoring, etc. (*)32,0%4,8%
Bancos Comerciais, Bancos de Investimentos, Caixas Econômicas, etc.16,0%2,4%

Como calcular o lucro presumido?

Com as alíquotas acima, fica mais fácil saber como calcular o lucro presumido, mas é importante lembrar que, nesse regime, os tributos são apurados separadamente, então é preciso considerar as particularidades de cada um para fazer o cálculo.

Quais os percentuais de presunção do lucro?

Para fins de determinação do IRPJ os percentuais de presunção do lucro são: 8% do faturamento para vendas em geral, transporte de cargas, atividades de imobiliárias, serviços hospitalares, industrialização para terceiros com recebimento do material e demais atividades não especificadas que não sejam prestação de serviços;

Quando será calculado o imposto com base no lucro presumido?

Apesar do regime ser facilitado, o lucro presumido ainda gera muitas dúvidas no momento de fazer o cálculo dos impostos. O imposto com base no lucro presumido será determinado por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário (Lei 9.430/1996, artigos 1° e 25).

Quais são os impostos federais de presunção do lucro?

CSLL: 9% sobre a parcela de presunção do lucro. Além dos impostos federais mencionados também podem incidir o ICMS - Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços - e o ISS - Imposto sobre serviços. As regras destes impostos são de responsabilidade dos Estados e Municípios, respectivamente.

Postagens relacionadas: