Como funciona a probabilidade?
Como funciona a probabilidade?
A probabilidade pode ser representada como fração, como porcentagem ou como número decimal. A probabilidade é sempre um número decimal entre 0 e 1, ou uma porcentagem entre 0% e 100%. Se P(A) = 0 então A é um evento impossível. Se P(A) = 1 então A é um evento certo.
Como fazer porcentagem de probabilidade?
Por exemplo, qual é a probabilidade de sair um número ao lançarmos um dado? Ela é 100%, pois sempre sairá um número. Isso pode ser calculado dividindo o número de elementos do evento pelo número de elementos do espaço amostral.
Como calcular a probabilidade de eventos exclusivos?
Só é possível calcular a probabilidade quando o evento em questão acontece ou não acontece — já que os dois não podem ser válidos ao mesmo tempo. Veja alguns exemplos de eventos mutuamente exclusivos: tirar 5 em um jogo de dados (o dado cai no 5 ou não cai no 5); um cavalo específico vencer uma corrida (o cavalo vence ou perde) etc.
Qual a probabilidade do primeiro evento acontecer?
A probabilidade de o primeiro evento acontecer é 5/20; a do segundo é 4/19; a do terceiro é 11/18; por fim, a probabilidade é 5/20 x 4/19 x 11/18 = 44/1368 = 0,032 ou 3,2%. Transforme as chances em uma relação de razão, com o resultado positivo como numerador.
Como calcular a probabilidade de um evento complementar?
Calcular o número de elementos do evento complementar e calcular normalmente a probabilidade de ocorrência desse evento. Exemplo: Calcule a probabilidade de, no lançamento de um dado, a face superior não ser um número composto.
Qual a probabilidade de dois eventos independentes?
A probabilidade de ambos os eventos independentes é de 1/6. Sendo assim, 1/6 x 1/6 = 1/36, 0,027 ou 2,7%. Exemplo 1: Uma pessoa saca duas cartas aleatoriamente de um baralho. Quais as chances de as duas serem de paus?.