Como calcular o indicador de sobra?

Índice

Como calcular o indicador de sobra?

Como calcular o indicador de sobra?

Para calcular o percentual de sobra utiliza-se a fórmula: % de sobras = sobras prontas após servir as refeições x 100 / peso da refeição distribuída.

Como calcular as sobras de alimentos?

Para determinar os percentuais de sobras e o índice de resto-ingesta foram utilizadas as seguintes fórmulas, conforme Abreu et al. (2007): % de Sobras = total produzido- quantidade servida x 100 / total produzido. % de Resto-Ingesta = peso do resto x 100 / peso da refeição distribuída.

Qual o percentual usual para Índice de restos de refeições?

Admitem-se como aceitáveis percentuais de até 3% ou de 7 a 25g por pessoa (VAZ, 2006). Segundo VAZ, 2006, resto é a quantidade de alimentos devolvida no prato ou bandeja pelo cliente, e deve ser avaliado não somente do ponto de vista econômico, como também da falta de integração com o cliente.

Como calcular o percentual de desperdício?

Para calcular o percentual de resto ingesta, multiplica-se o resto por cem e divide-se pelo alimento servido. Foi calculado também o percentual de alimentos não aproveitados. Para isso somou-se o valor do resto e das sobras não aproveitáveis e se fez a porcentagem em relação à quantidade total de alimentos produzidos.

O que é resto ingesta e sobra limpa?

No almoço de domingo, a lasanha que sobra vai para geladeira e vira o famoso restodontê. No âmbito industrial, o cenário é diferente. Existem termos, como resto ingesta e sobra limpa, para designar as preparações excedentes e normas a respeito do que fazer com estes alimentos. Não é só colocar em um pote e guardar.

Qual a diferença entre sobras e restos de alimentos?

As sobras se dividem em limpas e sujas. ... Já as sobras sujas ou restos são os alimentos prontos que foram servidos e não devem ser reaproveitados, é o caso de um restaurante self service quando sobra algo no balcão de distribuição.

Qual a diferença entre sobra suja e limpa e resto ingestão?

Sendo que, sobras sujas são os alimentos que restaram nas cubas após distribuição, e não devem ser reaproveitados; as sobras limpas são os alimentos que foram preparados, porém não foram distribuídos e poderão ser utilizados novamente, desde que seja garantido o controle higiênico sanitário (SABINO, 2016).

Postagens relacionadas: