Como calcular a queda de tensão em um resistor em série?

Índice

Como calcular a queda de tensão em um resistor em série?

Como calcular a queda de tensão em um resistor em série?

Vamos usar um exemplo de circuito com três resistores em série: R1, R2 e R3. Esse circuito é alimentado por uma bateria de 12 volts....Calcule a tensão de cada resistor.

  1. Tensão do R1 = V1 = (1,2 A)(2 Ω) = 2,4 volts.
  2. Tensão do R2 = V2 = (1,2 A)(3 Ω) = 3,6 volts.
  3. Tensão do R3 = V3 = (1,2 A)(5 Ω) = 6,0 volts.

Como calcular a queda de tensão no cabo?

Como todas as informações deste trecho são iguais ao trecho F1-1, a queda de tensão também será igual.

  1. (esquema F+N) = 200.
  2. (cabo de cobre) = 0,0178.
  3. (comprimento do eletroduto R1-1) = 2,75 m.
  4. (seção da fiação utilizada) = 1,5 mm²
  5. (tensão de fase) = 220 V.
  6. (corrente dos pontos existentes após o eletroduto) = 0,91 A.

Como calcular a queda de tensão no circuito?

Cálculo da queda de tensão

  1. Para circuitos com esquema F+N é utilizado o valor de tensão de fase ( );
  2. Para circuitos com esquema F+F, 2F+N, 3F+N ou 3F é utilizado o valor de tensão de linha ( );
  3. Para quadros com esquema F+N, 2F+N ou 3F+N é utilizada a tensão de fase ( );

Como calcular queda de tensão num circuito em série?

Uma maneira de calcular a queda tensão elétrica causada pelo resistor para não danificar o LED é aplicando a lei de ohm. Sabendo que a corrente elétrica máxima que pode fluir por todo o circuito é 20mA e a resistência do resistor é 350 ohms é possível calcular a diferença de potencial no resistor.

Como calcular a potência dissipada de um resistor?

A potência dissipada por um resistor é dada em função do valor da resistência do resistor R, da diferença de potencial U e da corrente elétrica i. Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i.

Como resolver a queda de tensão?

Ocorrendo uma queda de tensão excessiva em dado ponto da instalação, a correção normalmente se dá através do redimensionamento dos cabos, substituindo o lance de fiação problemático por cabos de maior bitola. É recomendável consultar um profissional habilitado na área para verificar a bitola ideal do novo cabo.

Como calcular a queda de tensão no diodo?

Esta queda que varia entre 0,6 e 0,75 V, depende da corrente. Na simulação ligamos um voltímetro na carga e outro no diodo. Associe mais diodos em série para observar uma queda de tensão maior. Mude também o valor de R1 para quer como esta queda depende da intensidade da corrente.

Qual a tensão do resistor da esquerda?

A tensão do resistor da esquerda é de 6 volts e a tensão do resistor da direita também é de 6 volts. E isso ocorre independentemente da quantidade de resistência. Para entender o porquê, pense sobre os circuitos em série descritos anteriormente:

Qual a resistência de um resistor?

Um resistor é qualquer coisa no circuito que cria a resistência. Você pode comprar um resistor em loja de materiais elétricos, mas em um problema de circuitos, ele pode representar uma lâmpada ou outro objeto com resistência. Memorize a Lei de Ohm. Existe uma relação muito simples entre corrente, tensão e resistência.

Como calcular a tensão total do circuito?

Some todas as tensões encontradas e veja se ela confere com a tensão total do circuito. Se os números não baterem, volte e veja onde você errou. No exemplo usado, 2,4 + 3,6 + 6,0 = 12 volts, a tensão do circuito todo. Se a resposta estiver quase igual (como 11,97 em vez de 12), você provavelmente arredondou algum número em alguma etapa.

Como realizar o cálculo da queda de tensão?

Para mais informações sobre a fórmula e as variáveis utilizadas neste cálculo recomendamos a leitura do artigo Cálculo da queda de tensão. Neste artigo iremos detalhar como o cálculo da queda de tensão será realizado para os circuitos terminais com comando, por exemplo circuitos de iluminação.

Postagens relacionadas: