Como fazer o cálculo para furo de fogo?
Índice
- Como fazer o cálculo para furo de fogo?
- O que é o Plano de fogo realizado na lavra mineral por explosivos?
- O que é malha de perfuração?
- O que é carga máxima por espera?
- O que é plano de fogo em mineração?
- O que pode ocasionar o desvio do furo?
- Qual é o objetivo da perfuração?
- Qual a importância do paralelismo dos furos na perfuração?
- Como calcular o fator de carga?
- Como calcular a carga elétrica do corpo?
- Qual é o fator de carga elétrica?
- Qual é o menor valor de carga elétrica?
Como fazer o cálculo para furo de fogo?
Comparação do plano de fogo A e B: Expressa pela fórmula: RC = Q / V, onde RC é a razão de carregamento, Q é a quantidade de explosivos e V o volume de rocha “in situ”.
O que é o Plano de fogo realizado na lavra mineral por explosivos?
Plano de fogo deve incluir as etapas de perfuração, cálculo das quantidades de explosivos que serão utilizados, execução do desmonte, entre outros itens. Como sabemos, a obtenção de brita para a construção é feita por meio de um conjunto de operações que permitem a extração da rocha natural da jazida.
O que é malha de perfuração?
Malha de perfuração corresponde à área decorrente do produto das distâncias em metros, seguidos para a locação dos furos em uma frente de escavação de rocha (GERALDI, 2011).
O que é carga máxima por espera?
carga máxima por espera: é a maior carga detonada em um mesmo instante, pois a energia de vibração é proporcional à energia liberada na decomposição do explosivo. Pode ser controlada provocando atrasos entre as detonações dos furos por meio de acessórios de detonação; ii.
O que é plano de fogo em mineração?
O plano de fogo serve, essencialmente, para reduzir impactos que muitas vezes são causados por negligência no sequenciamento da escavação. Trata-se de uma maneira eficiente e responsável de assegurar que o desmonte de rochas não deixe nenhuma sequela na estrutura do seu empreendimento.
O que pode ocasionar o desvio do furo?
Desvios laterais modificam a relação de espaçamento planejado, redundando em problemas na fragmentação do material. Erros na inclinação ou azimute do furo podem levar a perfuração inadequada do comprimento de um furo e modificar as relações de afastamento entre furos projetadas no plano de fogo.
Qual é o objetivo da perfuração?
A perfuração de rochas consiste em um procedimento para reforçar e/ou chumbar uma rocha ou matacão que apresente risco de deslizamento.
Qual a importância do paralelismo dos furos na perfuração?
O método de bancadas é o método mais comum para desmontes com utilização de explosivos. A organização dos furos paralelos a faces livres, permite uma fácil fragmentação do maciço rochoso tornando, dessa forma, o método de bancadas em um dos métodos mais fáceis, eficientes e econômicos de desmonte.
Como calcular o fator de carga?
O Fator de Carga basicamente mede a uniformidade com que a energia elétrica é consumida. Este indicador é calculado pela razão entre o consumo total de energia elétrica e a demanda (potência máxima), dentro de um determinado espaço de tempo, como mostra a fórmula:
Como calcular a carga elétrica do corpo?
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.
Qual é o fator de carga elétrica?
O Fator de Carga é um desses indicadores. Este fator basicamente mede a uniformidade com que a energia elétrica é consumida. Este indicador é calculado pela razão entre o consumo total de energia elétrica e a demanda (potência máxima), dentro de um determinado espaço de tempo, como mostra a fórmula:
Qual é o menor valor de carga elétrica?
A carga fundamental ( e) é o menor valor de carga elétrica que existe na natureza, trata-se da carga que pode ser encontrada nos prótons e elétrons, seu módulo é de, aproximadamente, 1,6.10-19 C.