Como calcular a resistência do corpo de prova?

Índice

Como calcular a resistência do corpo de prova?

Como calcular a resistência do corpo de prova?

A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.

Como é calculado o FCK?

Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.

Como calcular o FCD do concreto?

O Eurocode define a resistência de cálculo do concreto já afetada pelo coeficiente acc (fcd = acc. fck / γc) enquanto que a NBR 6118:2004 define a resistência de cálculo do concreto como sendo fcd = fck / γc e aplica o coeficiente redutor ac = 0,85 sobre fcd.

O que é tração no concreto?

A resistência à tração de um concreto pode ser obtida a- través de três tipos de ensaio: tração direta, tração por com- pressão diametral e tração na flexão. No entanto, esses dife- rentes métodos de ensaios fornecem diferentes valores de resistência à tração para um mesmo material.

O que é o limite de resistência à tração?

O limite de resistência à tração é a tensão no ponto máximo da curva tensão- deformação. É a máxima tensão que pode ser sustentada por uma estrutura que se encontra sob tração (ponto M).

Quando são realizados os testes de resistência?

Em geral, são moldados 4 corpos de prova por carga de concreto, para os ensaios que serão realizados após 7, 14, 21 e 28 dias, períodos correspondentes às diversas etapas da cura. Os testes de resistência são realizados pela concreteira, mas é desejável que a construtora recolha amostras para realizar testes com laboratórios independentes.

Quais são as etapas de análise dos corpos de prova?

O número e as etapas de análise dos corpos de prova podem variar conforme as exigências de cada projeto.

Como realizar a retirada de amostras de corpo de prova?

Para garantir que o concreto apresente o desempenho esperado e possua os níveis de resistência e elasticidade adequados é preciso realizar a retirada de amostras de corpo de prova para testes.

Quais são as variações de resistência à compressão?

O objetivo principal do estudo é identificar e mensurar as variações de resistência à compressão, que ocorrem durante o processo de execução de estruturas de concreto. Serão realizados ensaios à compressão, e logo após, comparadas as principais diferenças entre os corpos de provas, (amostras moldadas), e dos testemunhos extraídos.

Postagens relacionadas: