Como calcular resistência de aterramento?
Índice
- Como calcular resistência de aterramento?
- Como dimensionar um sistema de aterramento?
- Como medir resistência de aterramento com Megometro?
- Qual é o instrumento utilizado para medir a resistência de aterramento Qual é o procedimento para medir esta resistência?
- Qual o valor aceitável de resistência para um sistema de aterramento?
- Como dimensionar um sistema SPDA?
- Qual aparelho para medir aterramento?
- Como medir aterramento com osciloscópio?
- Como abaixar a resistência de aterramento?
- Qual a fórmula para calcular a resistência?
- Como calcular a resistência de cada ramificação?
- Como calcular a resistência em um circuito paralelo?
Como calcular resistência de aterramento?
A quantificação do valor da resistência de aterramento pode ser traduzida através da relação entre o valor da tensão resultante no eletrodo e o valor da corrente injetada no solo através do mesmo.
Como dimensionar um sistema de aterramento?
Para ter a certeza de um bom aterramento, se possível, como a boa técnica manda, utilize um TERRÔMETRO para medir a resistência e essa medida deve ficar abaixo de 10 ohms. Para um melhor aterramento use no mínimo 03 barras de cobre interligadas entre elas, como mostram as imagens abaixo.
Como medir resistência de aterramento com Megometro?
No caso do terrômetro, de uma forma bem simplificada, para medição de resistência de aterramento pelo método de Wenner (NBR 7117), utiliza-se uma configuração de quatro eletrodos igualmente espaçados, cravados no solo a uma mesma profundidade; então é injetada uma intensidade de corrente elétrica, a qual passa pela ...
Qual é o instrumento utilizado para medir a resistência de aterramento Qual é o procedimento para medir esta resistência?
O terrômetro é um aparelho utilizado por engenheiros e tem a capacidade de medir a resistência do solo em receber as descargas elétricas. Ou seja, ele mede a eficiência do aterramento através de sensores. O terrômetro é muito utilizado na medição de resistência de indústrias, edifícios e residências.
Qual o valor aceitável de resistência para um sistema de aterramento?
A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
Como dimensionar um sistema SPDA?
Os métodos a serem utilizados no dimensionamento da rede SPDA são:
- Dimensionamento do projeto de SPDA através do método Franklin;
- Dimensionamento do projeto de SPDA através do método Eletrogeométrico;
- Dimensionamento do projeto de SPDA através do método das malhas (Gaiola de Faraday).
Qual aparelho para medir aterramento?
terrômetro Para que o aterramento seja feito de forma eficiente, utiliza-se o aparelho conhecido como terrômetro, que mede a resistência da terra. Quanto menor a resistência encontrada, maior a capacidade de dissipação da descarga atmosférica no solo e maior a eficiência do aterramento.
Como medir aterramento com osciloscópio?
Ligue a ponta de prova num canal vertical. Ligue a ponta de prova no terminal compensation do Osciloscópio, ou seja, no ponto em que está o sinal quadrado de referência. Ligue a garra jacaré ao terra do Osciloscópio. Observe o sinal de referência na tela do Osciloscópio.
Como abaixar a resistência de aterramento?
PAsso 3 – Como abaixar este valor de resistência de aterramento? Como você observou, a resistência de aterramento medida fo de S = 67,1ohms, podemos intervir na infraestrutura para baixar esta resistência de aterramento, para isso, devemos aumentar a malha de aterramento.
Qual a fórmula para calcular a resistência?
Caso saibas esses dois valores, você pode usar duas fórmulas para calcular a resistência: P = VI (potência = tensão x corrente). A lei de Ohm afirma que V = IR. Substitua IR por V na primeira fórmula: P = (IR)I = I 2 R. Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = P / I 2.
Como calcular a resistência de cada ramificação?
Caso o circuito tenha resistores no caminho principal (antes ou depois da área ramificada), ou se existem dois ou mais resistores em uma única ramificação, clique aqui. Calcule a resistência total de cada ramificação.
Como calcular a resistência em um circuito paralelo?
Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = P / I 2. Em um circuito em série, a corrente de um componente equivale à corrente total. Isso não vale em um circuito paralelo. 3