Como calcular a altura útil de uma viga?
Como calcular a altura útil de uma viga?
Ouça em voz altaPausarFigura 8 – Valores práticos para estimativa da altura das vigas. A altura das vigas deve ser preferencialmente modulada de 5 em 5 cm, ou de 10 em 10 cm. A altura mínima indicada é de 25 cm. Vigas contínuas devem ter a altura dos vãos obedecendo uma certa padronização, a fim de evitar várias alturas diferentes.
Como fazer cálculo de uma estrutura?
Como fazer cálculo estrutural passo a passo?
- Cria-se um novo modelo;
- Define-se as secções materiais e ações bem como a combinação de ações;
- Conclui geometricamente a estrutura, definindo-se os elementos de barra com as respectivas secções associadas e criando as restrições necessárias;
Como calcular a altura da viga?
Caso prefira, você pode acompanhar também a resolução das questões através do vídeo abaixo! Primeiramente, vamos obter o momento fletor de cálculo para essa viga: Com o propósito de calcularmos a altura útil para a viga, vamos considerar barras de 12,5 mm para a armadura longitudinal e estribos de 5,0 mm:
Qual o espaçamento mínimo para uma viga?
A norma brasileira demanda a utilização para vigas com altura superior a 60 cm. ⋅ h por face, não sendo necessário uma armadura superior a 5 cm²/m. Além disso, também devemos respeitar o espaçamento mínimo fornecido pela formulação abaixo.
Quais são as dimensões da viga?
A fim de aplicarmos os conceitos estudados até então, vamos detalhar a seção transversal de uma viga de dimensões 14 cm x 40 cm, com concreto classe C20, já dimensionada anteriormente para uma área de aço longitudinal de 1,9 cm². Caso você prefira, você pode acompanhar a resolução a partir do vídeo abaixo!
Como calcular a altura de uma viga entre dois apoios?
Para isso, além de permitir a variação da seção da altura de uma viga entre dois apoios, o Eberick conta com o módulo “Viga com variação de seção no vão”, o qual acrescenta a possibilidade de calcular vigas com alturas diferentes no mesmo vão.